Potenciometria

Páginas: 11 (2614 palavras) Publicado: 21 de agosto de 2014
 UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ


Potenciometria



Docente: Prof. Dr. Edivaldo E. Garcia

Discente: Suzane Nunes






Maringá 2013

Resultados e Discussão
Os métodos potenciométricos de análise são baseados na relação entre potencial de células eletroquímicas e as concentrações (ou atividades) das espécies químicas nas células, na ausência de valores apreciáveis decorrentes. O equipamento empregado nos métodos potenciométricos é simples e barato e inclui um eletrodo indicador e um eletrodo de referência ambos são imersos na solução investigada. Por mais de um século, a potenciometria tem sido utilizada para localizar o ponto final de titulações. Mais recentemente, ela tem sido empregada na determinação direta da concentração de íons empregando eletrodoíon-seletivo.
O eletrodo de referência é uma semi-célula cujo potencial é conhecido, constante e completamente independente da composição da solução em estudo, ou seja da concentração do analito ou de outros íons presente na solução é sempre tratado como sendo a semi-célula da esquerda em medidas potenciométricas. O eletrodo indicador desenvolve um potencial proporcional a atividade do analito, sendoeste a semi-célula da direita.
O terceiro componente de uma célula potenciométrica é a ponte salina, cuja principal função é prevenir que os constituintes da amostra possam misturar-se com a solução do eletrodo de referência. O potencial é desenvolvido em cada extremidade da ponte salina. Esses dois potenciais podem ser cancelados se a mobilidade dos cátions e ânions presentes na solução da pontesalina for semelhante, caso contrário o valor do potencial de junção líquida pode interferir de forma significativa os potenciais medidos, isso ocorre quando os diferentes eletrólitos constituídos da ponte salina possuem diferentes velocidades de difusão, desta forma ocorre uma distribuição desigual dos cátions e ânions e portanto surge uma diferença de potencial na interface da solução uma vezque parte da solução é mais concentrada do cátion por exemplo e outra parte da solução mais concentrada do ânion.
Logo, para uma determinação potenciométrica de um analito deve-se medir inicialmente o potencial da célula e corrigir o seu valor em função do potencial do eletrodo de referência e da junção líquida para posteriormente calcular a concentração do analito em relação ao potencialdesenvolvido no eletrodo indicador.
Entre o eletrodo de referência mais comumente utilizado estão o de calomelano e prata-cloreto de prata. O eletrodo de calomelano consiste de mercúrio metálico em contato com uma solução de cloreto de potássio de concentração conhecida saturada com cloreto de mercúrio (I) (calomelano). O potencial de eletrodo para essa semi-celula é determinado pela reação:Hg2Cl2(s) + 2e- 2Hg(l) + 2Cl-
O eletrodo de calomelano saturado (ECS) é largamente usado porque é facilmente preparado contudo possui a desvantagem de sua dependência com a temperatura, isso porque o potencial gerado após uma variação de temperatura é restabelecido para o potencial original de maneira lenta devido o tempo necessário para alcançar o equilíbrio da solubilidade do cloretode potássio e do calomelano. O potencial do ECS é de 0,2444V a 25°C.
O eletrodo de prata-cloreto de prata mais largamente comercializado consiste de um eletrodo de prata imerso em uma solução de cloreto de potássio com cloreto de prata. O potencial do eletrodo é determinado através da semi-reação:

AgCl(s) + e- Ag(s) + Cl-
Normalmente, esse eletrodo é preparado com soluçãosaturada ou 3,5 mol.L-1 de cloreto de potássio seu potencial a 25°C é de 0,199V.
Um eletrodo indicador ideal responde de forma rápida e reprodutível a mudança de atividade do íon de interesse, existem dois tipos de eletrodo indicadores: os metálicos e os de membrana. Em relação aos eletrodos indicadores metálicos estes podem ser classificados como eletrodos de primeira, segunda ou terceira...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • potenciometria
  • Potenciometria
  • Potenciometria
  • Potenciometria
  • Potenciometria
  • Potenciometria
  • Potenciometria
  • potenciometria

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!