00938373

645 palavras 3 páginas
CURSO DE ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO
RELATÓRIO DE FUNDAMENTOS DE FÍSICA

AULA DE LABORATÓRIO

LEI DE HOOKE

PROFESSORA:

DATA:

VOLTA REDONDA
2014

Sumário

1 - OBJETIVO 4
2 - INTRODUÇÃO 4
3 - DEFINIÇÕES 5
4- Relação de materiaL 6
5 - Procedimento experimental 8
6 - Resultados 9
7 - Conclusão 10
8 - Bibliografia 11

VOLTA REDONDA
2014

1- OBJETIVO:

O objetivo desse experimento é determinar experimentalmente a constante elástica da mola helicoidal e a elongação e ver se teve ou não histerese.

2- INTRODUÇÃO:

A lei de Hooke é representada F= K.r.
Que consiste basicamente uma mola com uma constante elástica obedecendo até certo ponto de elongação para não deformar a mola.
A mola sempre produzirá uma força diretamente proporcional ao seu deslocamento inicial, após aplicar tal força em uma mola, esticando-a ou comprimindo-a,sempre a mola fará uma força de movimento contrário.

VOLTA REDONDA
2014

3- DEFINIÇÕES:

A lei de Hooke é uma lei de física que esta relacionada com a elasticidade e também serve para calcular a deformação causada pela força que é exercida sobre um corpo, sendo que tal força é igual ao deslocamento da massa partindo do seu ponto de equilíbrio multiplicada pela constante da mola ou de tal corpo que virá á sofrer tal deformação.
F=K.Δl, sendo sistema internacional: F está em Newton; K está em Newton/metro e Δl está em metros.
Na lei de Hooke existe grande variedade de forças interagindo, e tal caracterização é um trabalho de caráter experimental. Entre essas forças que se interagem as forças mais notáveis são as forças elásticas, ou seja, forças que são exercidas por sistemas elásticos quando sofrem deformação.

Relacionados