Potenciomentria e Condutimetria

410 palavras 2 páginas
CURSO TÉCNICO EM QUÍMICA – 2º ANO
DISCIPLINA QUÍMICA ANALÍTICA
DOCENTE: JAMILE MACEDO
DISCENTES: ALINE ZAMBOM, JULIO PAZ, LETÍCIA CABRAL

Potenciometria e Condutimetria

Eletroanalítica compreende um grupo de métodos analíticos baseado nas propriedades elétricas de um analito em solução. As propriedades elétricas são: corrente, resistência, diferença de potencial e carga. Sendo que em alguns casos as propriedades elétricas são medidas em função do tempo.
As células eletroquímicas consistem em condutores chamados elétrodos, cada um deles imerso numa solução eletrolítica. Cada célula eletroquímica possui dois eletrodos. Essas células se classificam em:
1. Células Galvânicas: Ocorrem nos elétrodos que tendem a prosseguir espontaneamente e produzem um fluxo de elétrons através de um condutor externo.
2. Células Eletrolíticas: Esse tipo de célula precisa de uma fonte externa de energia para a sua operação.
A potenciometria é um método de analise químico que se baseia na medida da diferença de potencial de uma célula eletroquímica na ausência de corrente. Esse método engloba duas técnicas analíticas, sendo elas a direta e a titulação. Para utilizar esse método é necessário um eletrodo de referencia, um eletrodo indicador ou de trabalho e um potenciômetro. Os resultados são obtidos através da Equação de Nernst, mas caso a analise seja feita através da titulação potenciométrica, os resultados são apresentados por gráficos.
A condutimetria mede a condução elétrica das soluções iônicas, e essa técnica se baseia nos fenômenos que ocorrem no seio da solução. Divide-se em:
1. Condutividade iônica equivalente: depende da temperatura, tendo aumento de 2% na condução elétrica conforme o aumento da temperatura.
2. Condutividade eletrolítica: fornece informação quantitativa em relação às contribuições relativas dos íons às medidas de condutância.
Nessa técnica há alguns requisitos na hora da aplicação da mesma.
1. Ácido forte com base forte
A condutância inicialmente diminui,

Relacionados

  • responsabilidade e ética ambiental
    7994 palavras | 32 páginas