Postagem 1 PEID

1839 palavras 8 páginas
LICENCIATURA EM HISTÓRIA

PRÁTICA DE ENSINO: INTRODUÇÃO À DOCÊNCIA (PE:ID)

POSTAGEM 1: ATIVIDADE 1
REFLEXÕES REFERENTES AOS 13 TEXTOS

SYLLA CHAVES DE OLIVEIRA - RA 1510197

Polo Sudoeste/Brasília-DF
2015

1. REFLEXÕES REFERENTES AOS 13 TEXTOS
1.1 Educação? Educações: aprender com o índio
Pode-se perceber que, na situação entre os colonizadores e os índios, são apresentadas duas formas de educação. A educação que se dirige a um determinado grupo de pessoas e está voltada para o meio em que elas vivem, com finalidades específicas.
Não existe “falta de educação”. Essa expressão é usada pelos indivíduos de um grupo social par designar aquele que não se enquadra as normas de seu meio. Os colonizadores citados nos textos acreditavam estar fazendo o melhor para os índios, pois acreditavam que o seu modelo de educação era o mais adequado e só poderia beneficiá-los.
A educação é um dos meios de que os homens lançam mão para formar indivíduos que se adaptem ao seu meio social e à sua concepção de “certo” e “errado”, ela é, como outras, uma fração do modo de vida dos diferentes grupos sociais. Os índios que foram educados no modelo de educação dos “homens brancos” foram educados como homens que se ajustassem a essa cultura, é por isso que, para a sociedade dos índios, esse modelo educativo é
“totalmente inútil”. Trata-se de um meio social diferente, com expectativas diferentes para os indivíduos. No Brasil há várias formas de educação: a escola não é o único lugar onde ela acontece e talvez nem seja o melhor. Além disso, o Brasil é composto por diversas culturas e em mundos diversos, a educação existe de maneiras diferentes. Ela existe em cada povo, ou entre povos que se encontram.
A escola faz parte do processo educacional, criando hábitos, costumes e valores em uma sociedade, mas não faz isso sozinha. Ela tem um papel de complemento. Nossos governantes têm dado pouca importância para a educação em nosso país, com isso vemos nossos educadores sendo “vencidos” pela omissão

Relacionados

  • POSTAGEM 1 PEID
    2215 palavras | 9 páginas
  • POSTAGEM 1 PEID
    1680 palavras | 7 páginas
  • Postagem 1 PEID
    1648 palavras | 7 páginas
  • POSTAGEM 1 PEID 1
    1841 palavras | 8 páginas