Positivismo

Páginas: 3 (531 palavras) Publicado: 21 de julho de 2015
Linha teórica da sociologia, criada pelo francês Auguste Comte (1798-1857), que começou a atribuir fatores humanos nas explicações dos diversos assuntos, contrariando o primado da razão, da teologiae da metafísica.
Positivismo é um conceito que abrange vários significados, englobando visões filosóficas e científicas do século XIX e do século seguinte. Auguste Comte foi quem deu o ponto departida para esse novo conceito e muitos de seus ensinamentos ainda prevalecem válidos até o presente tempo. A palavra “positivismo” teve seu sentido mudado radicalmente ao longo desses anos, incorporandodiferentes sentidos, sendo muitos deles opostos e contraditórios entre si. Pensando nisso, podemos dizer que algumas correntes de outras disciplinas se consideram positivistas, mesmo sem ter nenhumarelação com a obra de Comte. Assim como qualquer mudança revolucionária nos séculos mais antigos, o Positivismo sofreu com a falta de apoio da sociedade, principalmente por pregar que a teologia e ametafísica deveriam ser afastadas da vida humana.
Os positivistas abandonaram a busca pela explicação de fenômenos externos, como a criação do homem, por exemplo, para buscar explicar coisas maispráticas e presentes na vida do homem, como no caso das leis, das relações sociais e da ética.
Para Auguste Comte, o Positivismo era uma doutrina de característica sociológica, filosófica e política quesurgiu como desenvolvimento sociológico do Iluminismo, das crises sociais e morais do fim da Idade Média e do surgimento da sociedade da indústria, que foi marcado com a Revolução Francesa. O Positivismode Comte consistia na observação dos fenômenos, se opondo ao racionalismo e idealismo, através da promoção do primado da experiência sensível. A doutrina negava à ciência qualquer possibilidade deinvestigação das causas dos fenômenos naturais e sociais, pois considerava esse tipo de pesquisa inacessível e sem utilidade, era mais válido se voltar para o estudo e descoberta das leis. Comte...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Positivismo
  • Positivismo
  • Positivismo
  • Positivismo
  • positivismo
  • Positivismo
  • Positivismo
  • Positivismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!