Portugues

Páginas: 5 (1119 palavras) Publicado: 23 de novembro de 2014
ESTADO DE MATO GROSSO
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
ESCOLA ESTADUAL ANTONIO GRÖHS







O MODERNISNO





Lucivânia Silva da Hora




Água Boa-MT
2014
ESTADO DE MATO GROSSO
SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO
ESCOLA ESTADUAL ANTONIO GRÖHS






O MODERNISNO


Pesquisa elabora para fins avaliativo,
na disciplina de Língua Portuguesa,
sob a orientação daprofessora
Eliane da Costa.





Água Boa-MT
2014
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO................................................................................................................ 4
DESENVOLVIMENTO................................................................................................... 5
CONSIDERAÇÕESFINAIS............................................................................................ 7
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.............................................................................. 8
INTRODUÇÃO
O Modernismo surge no Brasil por volta de 1920, O Modernismo teve início em meio à fortalecida economia do café e suas oligarquias rurais. A política do “café com leite” ditava o cenário econômico, ilustrado pelo eixo São Paulo - Minas Gerais, incluindouma série de mudanças no âmbito das artes e da literatura, rompendo com as formas estéticas e estilísticas tradicionais.
Nessa época, São Paulo passava por diversas greves feitas pelos movimentos operários de fundamentação anarquista. Com a Revolução Russa, em 1917, o partido comunista foi fundado e as influências do anarquismo na sociedade ficavam cada vez menos visíveis. A sociedade paulistanaestava bastante diversificada, formada por “barões do café”, comerciantes, anarquistas, comunistas, burgueses e nordestinos refugiados na capital.
O Modernismo tem seu marco inicial com a realização da Semana de Arte Moderna, em fevereiro de 1922, no Teatro Municipal de São Paulo. O grupo de artistas formado por pintores, músicos e escritores pretendia trazer as influências das vanguardaseuropeias à cultura brasileira.
O pré-modernismo e o movimento vanguardista foram os responsáveis pela introdução do Modernismo no Brasil. Esse grande movimento mudou o pensamento das pessoas e de muitos artistas, com relação à definição de arte e à disposição da literatura, e entre suas principais características estão: análise sobre a realidade e a sociopolítica brasileira, criticidade,regionalismo, antropofagia. Tais características ficam explícitas em suas três gerações.






DESENVOLVIMENTO
O modernismo foi um movimento literário  e artístico do início do séc. XX, cujo objetivo era o rompimento com o tradicionalismo (parnasianismo, simbolismo  e a arte acadêmica), a libertação estética, a experimentação constante e, principalmente, a independência cultural do país. Apesar daforça do movimento literário modernista a base deste movimento se encontra nas artes plásticas, com destaque para a pintura.
No Brasil, este movimento possui como marco simbólico a Semana de Arte Moderna, realizada em 1922, na cidade de São Paulo, devido ao Centenário da Independência. No entanto, devemos lembrar que o modernismo já se mostrava presente muito antes do movimento de 1922. As primeirasmudanças na cultura brasileira que tenderam para o modernismo datam de 1913 com as obras do pintor Lasar Segall; e no ano de 1917, a pintora Malfatti, recém-chegada da Europa, provoca uma renovação artística com a exposição de seus quadros.
A este período chamamos de Pré-Modernismo (1902-1922), no qual se destacam literariamente, Lima Barreto, Euclides da Cunha, Monteiro Lobato e Augusto dosAnjos, a partir de 1922, com a Semana de Arte Moderna tem início o que chamamos de Primeira Fase do Modernismo ou Fase Heroica (1922-1930), esta fase caracteriza-se por um maior compromisso dos artistas com a renovação estética que se beneficia pelas estreitas relações com as vanguardas europeias (cubismo, futurismo, surrealismo, etc.), na literatura há a criação de uma forma de linguagem, que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Portugues
  • portugues
  • Português
  • portugues
  • portugues
  • portugues
  • Portugues
  • Português

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!