portugues

Páginas: 2 (358 palavras) Publicado: 12 de maio de 2014
1) Qual é o tema de que trata o editorial e qual o ponto vista do autor a respeito desse tema? Retirar do texto:  dois trechos que justifiquem a sua resposta sobre o tema e dois argumentos que oautor usa para defender seu ponto de vista.

 Resposta: Morosidade no julgamento dos acusados do mensalão. Quanto ao ponto de vista do autor, ele faz duras críticas a morosidade do rito processual dosistema judiciário e as práticas de alguns ministros do STF que tendem a protelar o curso do processo dos acusados do mensalão. Podemos notar nas frases “Seria incalculável o benefício, no sentido dereduzir a morosidade judicial, caso se disseminasse uma disciplina retórica mais objetiva, direta e sucinta” e “que o revisor Ricardo Lewandowski parece adotar uma estratégia de lentidão, à qual serialevado, conforme se especula, pela tendência a absolvere pelo desejo de inviabilizar o voto, tido por adverso, de seu colega Cezar Peluso, que se aposenta no início de setembro” o real ponto de vistado autor, conforme o texto descrito. 
 
2) Leia os seguintes trechos retirados do editorial:
a) “Abraham Lincoln levou pouco mais de dois minutos para pronunciar o discurso de Gettysburg (1863), àsvezes considerado a maior peça de oratória em todos os tempos.”
b) “Seria incalculável o benefício, no sentido de reduzir a morosidade judicial, caso se disseminasse uma disciplina retórica maisobjetiva, direta e sucinta.”
Esses dois trechos exigem do leitor quais tipos de conhecimento prévio? 

3) Esses dois trechos exigem do leitor quais tipos de conhecimento prévio? Cada um deles exige demaneira mais fundamental um tipo de conhecimento prévio. Justifique bem sua resposta, a partir de sua leitura no material teórico e o do que ali apreendeu.

Resposta: O primeiro trecho o leitorprecisa do conhecimento de que o Presidente dos Estados Unidos da América, o Abraham Lincoln fez um marco na história com a sua oratória, onde demonstrava que era um político honesto e humilde.
O...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Portugues
  • portugues
  • Português
  • portugues
  • portugues
  • portugues
  • Portugues
  • Português

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!