Sophia

Páginas: 12 (2835 palavras) Publicado: 12 de maio de 2014
Escola Secundária das Caldas das Taipas
Os poetas do Séc.XX
Sophia de Mello Breyner Andresen







Índice

I- INTRODUÇÃO……………………………………………………………………………………………….pág.3
II - NOTAS BIOGRÁFICAS………………………………………………………………………………...pág.4
1– Vida obra…………………………………………………………………………………………….............pág.4
2 – Perfil poético……………………………………………………………………………………….pág.5
3 – Temas e motivospoéticos……………………………………………………………………pág.5
4- Linguagem e estilo………………………………………………………………………………..pág.7
III-FORMA JUSTA……………………………………………………………………………………………….pág.8
III- PORQUE……………………………………………………………………………………………………….pág.10
V-CONCLUSÃO………………………………………………………………………………………………….pág.12
VI- BIBLIOGRAFIA…………………………………………………………………………………………………………….….pág.16




















I - Introdução

O trabalho tem comoprincipal objetivo a análise de dois textos poéticos de autores do Séc. XX, neste caso concreto, de Sophia de Mello Breyner Andersen.
Numa primeira parte do trabalho serão referidos alguns aspetos importantes no que diz respeito à vida e obra da autora em questão. De seguida, proceder-se-á a uma pequena reflexão sobre o seu perfil poético, assim como sobre os temas poéticos em que a poetisabaseou todas as suas obras.
Numa segunda parte, serão analisados dois poemas escolhidos entre a vasta herança deixada pela autora.
Visa-se com este trabalho conhecer um pouco mais a escritora assim como, alguns dos seus trabalhos.



















II - Notas biográficas

1 – Vida e Obra
Sophia de Mello Breyner Andresen nasceu no Porto, em 6 de Novembro de 1919, onde passa ainfância. A Quinta do Campo Alegre e a casa da Granja, voltada para o mar, estão omnipresentes na sua obra, pois ali passou uma infância feliz, uma adolescência e juventude muito saudáveis.
Entre 1936 e 1939 estuda Filologia Clássica na Universidade de Lisboa. Publica os primeiros versos em 1940, nos Cadernos de Poesia. Casada com Francisco Sousa Tavares, passa a viver em Lisboa. Tem cincofilhos. Participa ativamente na oposição ao Estado Novo e é eleita, depois do 25 de abril, deputada à Assembleia Constituinte.

Autora de catorze livros de poesia, publicados entre 1944 e 1997, (entre os quais, O Colar, No Tempo Dividido, Histórias da Terra e do Mar, Mar Novo e Coral), escreve também contos, histórias para crianças, artigos, ensaios e teatro. São seus alguns dos mais belos contosinfantis escritos em português (A Floresta, A Fada Oriana, A Menina do Mar, O Rapaz de Bronze, entre outros). Traduz Eurípedes, Shakespeare, Claudel, Dante e, para o francês, alguns poetas portugueses.
Recebeu entre outros, o Prémio Camões 1999, o Prémio Poesia Max Jacob 2001 e o Prémio Rainha Sofia de Poesia Ibero-Americana. Foi a primeira vez que um português venceu esta prestigiada homenagem,que, para além do valor monetário, significa ainda a edição de uma seleta bilingue (português-castelhano), o que levará a autora a um vastíssimo público que cobre os países latino-americanos.
Com uma linguagem poética quase transparente e íntima, ao mesmo tempo ancorada nos antigos mitos clássicos, Sophia evoca nos seus versos os objetos, as coisas, os seres, os tempos, os mares, os dias. A sualinguagem poética mostra, a sua cultura clássica e a sua paixão pela cultura grega. Luz, verticalidade e magia estão, aliás, sempre presentes na obra de Sophia, quer na obra poética, quer na importante obra para crianças que, inicialmente destinada aos seus cinco filhos, rapidamente se transformou em clássico da literatura infantil em Portugal,
Sophia de Mello Breyner Andresen faleceu a 2 de julhode 2004, em Lisboa.




2 – Perfil poético
A poesia de Sophia de Mello Breyner revela uma grande fidelidade à realidade do mundo em que vivemos. É a observação da realidade exterior, do presente caótico, que faz despertar na poetisa memórias (crença na verdade antiga da natureza, da sabedoria, das gerações), assim como alimentar a esperança de uma nova realidade, baseada em...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sophia
  • Sophia
  • O Espólio de Sophia
  • O mundo de Sophia
  • Sophia abrahão
  • o mundo de sophia
  • O mundo de Sophia
  • Sophia Abrahão

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!