portugues

Páginas: 8 (1823 palavras) Publicado: 4 de agosto de 2013
INTRODUÇÃO:

O autismo é descrito como uma síndrome comportamental com causas múltiplas, decorrente de um distúrbio de desenvolvimento. É caracterizado por déficit na interação social, ou seja, inabilidade para se relacionar com o outro, usualmente combinado com déficit de linguagem e alterações de comportamento. Os sinais e sintomas aparecem antes dos 3 anos de idade e, em cada 10.000crianças, de quatro a cinco apresentam a doença, com predomínio em indivíduos do sexo masculino, quando a menina é acometida, normalmente os sintomas são mais graves. Ele é encontrado em todo o mundo e em famílias de qualquer configuração racial, étnica ou social.

































 O QUE É O AUTISMO?

O autismo é uma disfunção global do desenvolvimento.É uma alteração que afeta a capacidade de comunicação do indivíduo, de socialização (estabelecer relacionamentos) e de comportamento (responder apropriadamente ao ambiente — segundo as normas que regulam essas respostas). Esta desordem faz parte de um grupo de síndromes chamado transtorno global do desenvolvimento (TGD), também conhecido como transtorno invasivo do desenvolvimento (TID). Maisrecentemente cunhou-se o termo Transtorno do Espectro Autista (TEA) para englobar o Autismo, a Síndrome de Asperger e o Transtorno Global do Desenvolvimento.
Os sinais e sintomas aparecem antes dos 3 anos de idade e, em cada 10.000 crianças, de quatro a cinco apresentam a doença, com predomínio em indivíduos do sexo masculino, quando a menina é acometida, normalmente os sintomas são mais graves. Eleé encontrado em todo o mundo e em famílias de qualquer configuração racial, étnica ou social.


 CARACTERÍSTICAS DO AUTISMO:

Segundo a ASA (Autism Society of American), indivíduos com autismo usualmente exibem pelo menos metade das características listadas a seguir:
1. Dificuldade de relacionamento com outras pessoas
2. Riso inapropriado
3. Pouco ou nenhum contato visual
4. Aparenteinsensibilidade à dor
5. Preferência pela solidão; modos arredios
6. Rotação de objetos
7. Inapropriada fixação em objetos
8. Perceptível hiperatividade ou extrema inatividade
9. Ausência de resposta aos métodos normais de ensino
10. Insistência em repetição, resistência à mudança de rotina
11. Não tem real medo do perigo (consciência de situações que envolvam perigo)
12. Procedimento composes bizarras (fixar objeto ficando de cócoras; colocar-se de pé numa perna só; impedir a passagem por uma porta, somente liberando-a após tocar de uma determinada maneira os alisares)
13. Ecolalia (repete palavras ou frases em lugar da linguagem normal)
14. Recusa colo ou afagos
15. Age como se estivesse surdo
16. Dificuldade em expressar necessidades - usa gesticular e apontar no lugar depalavras
17. Acessos de raiva - demonstra extrema aflição sem razão aparente
18. Irregular habilidade motora - pode não querer chutar uma bola, mas pode arrumar blocos

Observação: É relevante salientar que nem todos os indivíduos com autismo apresentam todos estes sintomas, porém a maioria dos sintomas está presente nos primeiros anos de vida da criança. Estes variam de leve a grave e emintensidade de sintoma para sintoma. Adicionalmente, as alterações dos sintomas ocorrem em diferentes situações e são inapropriadas para sua idade. Vale salientar também que a ocorrência desses sintomas não é determinista no diagnóstico do autismo, para tal, se faz necessário acompanhamento com psicólogo ou psiquiatra.


 CAUSAS:

A causa específica ainda é desconhecida, mas há várias suspeitas deque podem compreender alguns desses fatores:
• Influência genética
• Vírus
• Toxinas e poluição
• Desordens metabólicas
• Intolerância imunológica
• Infecções virais e grandes doses de antibióticos nos 3 primeiros anos de vida


 COMO AGIR:

A doença pode ser uma consequência de distúrbio afetivo. Pode ser relevante então, adotar a estratégia de integração de prioridades entre...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Portugues
  • portugues
  • Português
  • portugues
  • portugues
  • portugues
  • Portugues
  • Português

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!