Portugu S
Conjunções Subordinadas
Conjunções Subordinadas
São aquelas que ligam duas orações, sendo uma delas dependente da outra. A oração dependente, introduzida pelas conjunções subordinativas, recebe o nome de oração subordinada.
Exemplo: O baile já tinha começado quando ela chegou.
Integrantes
Indicam que a oração subordinada por elas introduzida completa ou integra o sentido da principal. Introduzem orações que equivalem a substantivos. São elas: que, se.
Exemplo:
[...] descobre que precisa de senha.
Causais
introduzem uma oração que é causa da ocorrência da oração principal. São elas: porque, que, como (= porque, no início da frase), pois que, visto que, uma vez que, porquanto, já que, desde que, etc.
Exemplo:
Luiza não se levantou porque não sabia dançar
Comparativas
introduzem uma oração que expressa ideia de comparação com referência à oração principal. São elas: como, assim como, tal como, como se, (tão)... como, tanto como, tanto quanto, do que, quanto, tal, qual, tal qual, que nem, que (combinado com menos ou mais), etc.
Exemplo:
Fumar é prejudicial à saúde assim como alimenta-se mal.
Concessivas
introduzem uma oração que expressa ideia contrária à da principal, sem, no entanto, impedir sua realização. São elas: embora, ainda que, apesar de que, se bem que, mesmo que, por mais que, posto que, conquanto, etc.
Exemplo:
Vou viajar nas férias, Embora precise economizar
Condicionais
introduzem uma oração que indica a hipótese ou a condição para ocorrência da principal. São elas: se, caso, contanto que, salvo se, a não ser que, desde que, a menos que, sem que, etc.
Exemplo:
Você pode ir a festa, contanto que volte antes das 23 horas.
Conformativas
introduzem
uma oração em que se exprime a conformidade de um fato com outro. São elas: conforme, como (= conforme), segundo, consoante, etc.
Exemplo:
Cheguei no horário, conforme havia prometido
Consecutivas
introduzem
uma oração que