Portugu S Instrumental UFPB Virtual Final

371 palavras 2 páginas
Português Instrumental / UFPB Virtual
Avaliação Presencial - FINAL
1. O artigo científico é um gênero acadêmico que pode ser publicado em revistas acadêmicas ou em periódicos especializados e a sua formatação pode variar de acordo com as normas previstas pelos suportes onde será publicado. Em no máximo 10 linhas, explique as características do artigo científico, quanto ao seu objetivo, estrutura e circulação no meio acadêmico.
2. Gêneros ou textos acadêmicos são materiais textuais produzidos a partir das interações comunicativas que ocorrem no contexto da academia, ou seja, que ocorrem no ambiente da universidade. Diante dessa afirmação, responda, em no máximo 10 linhas, à seguinte pergunta: quais habilidades e competências são necessárias para a leitura de textos acadêmicos?
3. “Na academia, escrever, ler e falar formalmente são condições de sobrevivência, especialmente em uma formação nas licenciaturas, na área das Ciências Humanas. É preciso sempre lembrar da premissa inicial: "não se dá o que não se tem!" Como um professor pode ensinar a ler e a escrever se ele mesmo apresenta dificuldades iniciais de leitura e de escrita?” Comente essas afirmações, em, no máximo, 10 linhas.
4. O gênero Resumo apresenta características específicas que o diferencia dos demais gêneros acadêmicos. Assinale as alternativas corretas que justificam tais especificidades.
( ) É, "para o aluno, estratégia de estudo e, para o professor, é um instrumento completo de verificação da aprendizagem, pois permite que sejam trabalhadas, a um só tempo, as habilidades de ler e escrever." (LEITE, 2006, p. 12);
( ) Segundo Andrade, 2006, p.35 e 36, “é um texto construído por um enunciador a respeito de outro texto, é natural que haja menções ao texto original. Tais menções são normalmente feitas para serem alvo de comentários[...]”
( ) É uma síntese na qual se acrescenta uma avaliação ou opinião sobre o assunto tratado. Isto é, enquanto resumimos o que o autor disse, já vamos apontando nossa

Relacionados

  • Trabalho copiado da Net sobre Espiritismo
    23837 palavras | 96 páginas