portuges

Páginas: 3 (511 palavras) Publicado: 29 de abril de 2014
Ascender" ou "Acender"?

1 - Ascender com "sc" significa subir, elevar-se. O verbo ascender pode ser usado como transitivo e intransitivo. Veja os exemplos:
Ele ascendeu ao cargo de diretor daempresa.
Ele ascendeu ao céu. (Em ambos os casos, o verbo ascender é usado como verbo transitivo indireto)
O elevador ascendeu. (Nesse caso, o verbo ascender é usado como verbo intransitivo)
2 -Acender com "c" significa "pôr fogo a", "fazer arder", "pôr em funcionamento" (sistema elétrico de iluminação). O verbo acender pode ser usado como verbo transitivo direto. Por exemplo:
Por favor, acendaa luz.
Está na hora de acendermos a fogueira.
A língua portuguesa, também designada português, é uma língua românica flexiva originada no galego-português falado no Reino da Galiza e no norte dePortugal. A parte sul do Reino da Galiza se tornou independente, passando a se chamar Condado Portucalense em 1095 (um reino a partir de 1139). Enquanto a Galiza diminuiu, Portugal independente seexpandiu para o sul (Conquista de Lisboa, 1147) e difundiu o idioma, com a Reconquista, para o sul de Portugal e mais tarde, com as descobertas portuguesas, para o Brasil, África e outras partes domundo.3 O português foi usado, naquela época, não somente nas cidades conquistadas pelos portugueses, mas também por muitos governantes locais nos seus contatos com outros estrangeiros poderosos.Especialmente nessa altura a língua portuguesa também influenciou várias línguas4 .

É uma das línguas oficiais da União Europeia, do Mercosul, da União de Nações Sul-Americanas, da Organização dos EstadosAmericanos, da União Africana e dos Países Lusófonos. Com aproximadamente 280 milhões de falantes, o português é a 5ª língua mais falada no mundo, a 3ª mais falada no hemisfério ocidental e a maisfalada no hemisfério sul da Terra.

Durante a Era dos Descobrimentos, marinheiros portugueses levaram o seu idioma para lugares distantes. A exploração foi seguida por tentativas de colonizar novas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • portugês
  • portuges
  • Portuges
  • portugês
  • Portuges
  • Portugês
  • Portugês
  • Portugês

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!