porto de santos

Páginas: 10 (2294 palavras) Publicado: 7 de agosto de 2013

Trabalho
De
Geografia












Porto de Santos

História
O Porto de Santos foi inaugurado em 2 de fevereiro de 1892, quando a então Companhia Docas de Santos (CDS), cedou à navegação mundial os primeiros 260 metros de cais, na área do Valongo.
Francisco de Paula Ribeiro foi o superintendente da Companhia Docas de Santos entre os anos de 1888 e 1902, supervisionando eadministrando a sua construção.
Hoje é o maior porto da América Latina. Em 2006 a sua estrutura é considerada a mais moderna do Brasil e a administração da Companhia Docas do Estado de São Paulo (CODESP) - empresa do Governo Federal, vinculada à Secretaria de Portos da Presidência da República - busca diálogo com os prefeitos das cidades diretamente ligadas às instalações portuárias, Santos,Guarujá e Cubatão.
No início do século XX as obras que levaram o porto a tornar-se salubre e a receber navios de todo o mundo fizeram com que o movimento se expandisse significativamente.
A cidade de Santos localiza-se no ponto mais adequado para transpor a escarpa conhecida por Serra do Mar. A estrutura ferroviária, iniciada ainda no período do Império, garantiu o afluxo de cargas, destinados aocomércio exterior. Nesse período, o café de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro em sua grande maioria saia do Brasil pelo porto do Rio de Janeiro, com exceção de Ribeirão Preto, que exportava pelo porto de Santos, mas isso pós 1870.
Distante cerca de 70 quilômetros da terceira maior cidade do mundo, a cidade de São Paulo, o porto é servido por duas ligações ferroviárias e duas estradas que ligam àcapital e uma estrada para o sul do país.
Os distritos industriais da Grande São Paulo e o complexo industrial de Cubatão existem graças ao Porto de Santos. A Cosipa, Companhia Siderúrgica Paulista, ligada à siderúrgica USIMINAS, de Minas Gerais, também opera um porto privativo que utiliza o mesmo canal de tráfego de embarcações. É praticamente uma extensão particular do Porto de Santos, que éum porto estatal. Liderando o mercado nacional portuário, o Porto de Santos atende também vários países latino-americanos que fazem as cargas serem embarcadas e desembarcadas. O Porto de Santos ocupa, hoje, a 39ª posição no ranking mundial de movimentação de cargas conteinerizadas.









Produtos Exportados
O Complexo Portuário de Santos responde por mais de um quarto da movimentaçãoda balança comercial brasileira e inclui na pauta de suas principais cargas produtos como o açúcar, soja, cargas conteinerizadas, café, milho, trigo, sal, polpa cítrica, suco de laranja, papel, automóveis, álcool e outros granéis líquidos. Em 2007, o Porto de Santos foi considerado o 39ª maior do mundo por movimentação de contêineres pela publicação britânica Container Management, sendo o maismovimentado da América Latina. O sistema de acessos terrestres ao porto é formado pelas rodovias Anchieta e Imigrantes e pelas ferrovias Ferroban e MRS.

Sistema de transportes associados ao porto
Um dos grandes trunfos do Porto de Santos é o seu amplo acesso. Uma moderna malha rodoviária e a rede ferroviária interligada à hidrovia Tietê – Paraná forma o maior sistema de transporterodoferroviário e hidroviário do país. Pelo ar, existem duas opções em um raio de 150 quilômetros: os aeroportos internacionais de Cumbica (Guarulhos) e Viracopos (Campinas). Além disso, Santos é o único porto brasileiro servido por todas as grandes linhas marítimas regulares, oferecendo transporte para qualquer parte do mundo.

Alfândega
O Diário Oficial da União desta quarta-feira ( 12/06/2013) publicou aportaria nº 174, que amplia o horário de atendimento na Alfândega da Receita Federal do Porto de Santos, no litoral de São Paulo. Com a determinação, outros serviços da Alfândega passarão a funcionar 24 horas por dia. A publicação altera a portaria nº 125, publicada em 19 de abril deste ano, que incluía apenas serviços de importação, exportação e trânsito aduaneiro.
Em nota, a Alfândega de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • porto de santos
  • Porto de Santos
  • Porto de Santos
  • Porto de santos
  • Porto de santos
  • Porto de santos
  • Porto de santos
  • Porto de santos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!