Porto de Santos - Dados e historia

Páginas: 10 (2319 palavras) Publicado: 22 de outubro de 2013
PORTO DE SANTOS
COMPANHIA DOCAS DO ESTADO DE SÃO PAULO (CODESP)
Av. Conselheiro Rodrigues Alves, s/n – Macuco
CEP: 11015-900 – Santos (SP)
PABX: (13) 3233-6565
Tel.: (13) 3222-5485
Telefax: (13) 3222-3068
e-mail:codesp@carrier.com.br
www.portodesantos.com.br
ORIGEM
A expansão da cultura do café na província de São Paulo, na segunda metade do século passado, atingindo aBaixada Santista, originou a necessidade de novas instalações portuárias adequadas às exportações do produto. Após duas concessões, em 1870 e 1882, sem que resultasse no início das implantações previstas, o Decreto Imperial nº 9.979, de 12 de julho de 1888, autorizou o grupo liderado por José Pinto de Oliveira, Cândido Gaffrée e Eduardo Palassin Guinle, como resultado de concorrência pública, aconstruir e a explorar o porto de Santos pelo prazo de 39 anos – prorrogado a partir do Decreto nº 966, de 7 de novembro de 1890, para 90 anos. Com base em projeto do engenheiro Domingos Saboya e Silva, as obras envolviam um cais, aterro, via férrea e edificações para armazenagem.
A assinatura do contrato de concessão ocorreu em 20 de julho de 1888 e, para o seu cumprimento, foi constituída a empresaGaffrée, Guinle & Cia., com sede no Rio de Janeiro, mais tarde transformada em Empresa de Melhoramentos do Porto de Santos, e, por fim, em Companhia Docas de Santos.
Em 2 de fevereiro de 1892, com a atracação do vapor Nasmith, de bandeira inglesa, foram inaugurados os primeiros 260m de cais, em substituição aos trapiches e pontes que existiam no Valongo, representando o início do funcionamento dasinstalações do porto de Santos como porto organizado. A partir de 7 de novembro de 1980, a administração foi assumida pela Companhia Docas do Estado de São Paulo - Codesp.
ADMINISTRAÇÃO
O porto é administrado pela Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp).
LOCALIZAÇÃO
Está localizado no centro do litoral do estado de São Paulo, estendendo-se ao longo de um estuário limitado pelasilhas de São Vicente e de Santo Amaro, distando 2km do oceano Atlântico.
ÁREA DE INFLUÊNCIA
Compreende o estado de São Paulo e grande parte de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais e Paraná.
ÁREA DO PORTO ORGANIZADO
Conforme a Portaria-MT nº 94, de 15/2/95 (D.O.U. de 17/2/95), a área do porto organizado de Santos, no estado de São Paulo, é constituída:
a) pelas instalaçõesportuárias terrestres, existentes na margem direita do estuário formado pelas ilhas de São Vicente e de Santo Amaro, desde a Ponta da Praia até a Alamoa e, na margem esquerda, desde a ilha de Barnabé até a embocadura do rio Santo Amaro, abrangendo todos os cais, docas, pontes, píeres de atracação e de acostagem, armazéns, pátios, edificações em geral, vias internas de circulação rodoviária eferroviária e, ainda, os terrenos ao longo dessas faixas marginais e em suas adjacências, pertencentes à União, incorporados ou não ao patrimônio do porto de Santos, ou sob sua guarda e responsabilidade, incluindo-se também a Usina Hidrelétrica de Itatinga e a faixa de domínio de suas linhas de transmissão;
b) pela infra-estrutura de proteção e acesso aquaviário, tais como áreas de fundeio, bacias deevolução, canal de acesso até o paralelo 23º54'48''S e áreas adjacentes a esse até as margens das instalações terrestres do porto organizado, conforme definido no item "a" anterior, existentes ou que venham a ser construídas e mantidas pela Administração do Porto ou por outro órgão do poder público.
ACESSOS
RODOVIÁRIO – Pelas SP-055 (rodovia Padre Manoel da Nóbrega), SP-150 (via Anchieta) eSP-160 (Rodovia dos Imigrantes).
FERROVIÁRIO – Pela Ferrovia Centro-Atlântica S/A, malha Centro-Leste, da antiga Superintendência Regional São Paulo (SR 7), da Rede Ferroviária Federal S.A. (RFFSA), e pela Unidade Regional Santos (UR 7), da Ferrovias Paulistas S.A. (Fepasa).
MARÍTIMO – O acesso é franco, contendo um canal com largura de 130m e profundidade de 13m, na parte marítima da baía de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • HISTÓRIA DO PORTO DE SANTOS
  • Historia do porto de santos
  • Porto de santos
  • porto de santos
  • porto de santos
  • Porto de Santos
  • Porto de Santos
  • Porto de santos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!