Portinari

Páginas: 5 (1229 palavras) Publicado: 13 de novembro de 2013
1 - O artista - Cândido Portinari (1903 – 1962).

Candido Portinari nasceu numa fazenda de café na cidade de Brodoswhy, em São Paulo, em dezembro de 1903. Na sua infância, o filho de imigrantes, assistiu ao vaivém das sofridas famílias que fugiam da seca do Nordeste à procura de trabalho. Nasceu assim a acentuada força dramática que iria compor a Série Retirantes.
De origem humilde, recebeuapenas a instrução primária e desde criança já manifestava sua vocação artística. Com quinze anos de idade foi para o Rio de Janeiro, onde iniciou sua formação artística na Escola Nacional de Belas Artes – ENBA.
Em 1928 conquista o Prêmio de Viagem ao Estrangeiro da Exposição Geral de Belas-Artes, o destino de sua viagem foi a Europa. Lá conheceu as obras dos mestres italianos Giotto (1266 -1337) e Piero della Francesca (ca.1415 - 1492) e da cena europeia: Henri Matisse (1869 - 1954), Amedeo Modigliani (1884 - 1920), Giorgio de Chirico (1888 - 1978) e Pablo Picasso (1881 - 1973). Com saudades de sua terra, Portinari decide voltar para o Brasil em 1931. Dai em diante o artista resolve retratar o povo brasileiro em suas telas.
Em 1935 obtém seu primeiro reconhecimento no exterior, asegunda menção honrosa na exposição internacional do Carnegie Institute de Pittsburgh, Estados Unidos, com uma tela de grandes proporções intitulada Café. Para Araújo (2002), a obra Café é uma das primeiras grandes obras de conteúdo social de Portinari. A temática social será o fio condutor das obras de Portinari.
No final década de trinta, Portinari consolida sua projeção nos Estados Unidos. Oartista executa quatro grandes murais na Fundação Hispânica da Biblioteca do Congresso em Washington, com temas referentes à história latino-americana.
De volta ao Brasil, realiza oito painéis conhecidos como Série Bíblica, fortemente influenciada pela visão picassiana de Guernica e sob o impacto da 2ª Guerra Mundial. Em 1944, a convite do arquiteto Oscar Niemeyer, inicia as obras de decoração doconjunto arquitetônico da Pampulha, em Belo Horizonte, Estado de Minas Gerais, destacando-se o mural São Francisco e a Via Sacra, na Igreja da Pampulha.
Portinari tem uma produção variada em seus temas e em algumas telas apresenta lembranças de Brodósqui, jogos infantis e cenas de circo. Expressa desde o início da carreira, admiração pela obra de Picasso, que é renovada na década de 1940, após avisão de Guernica. Seu trabalho passa a apresentar mais dramaticidade, expressando a tragédia e o sofrimento humano e adquire caráter de denúncia em relação a questões sociais brasileiras, reveladas em obras como em Os Retirantes.
Cândido Portinari morreu no dia 06 de fevereiro de 1962, quando preparava uma grande exposição de cerca de 200 obras a convite da Prefeitura de Milão na Itália, vítima deintoxicação pelas tintas que utilizava.


2 - A Obra “Retirantes” de Portinari






Retirantes (1944)
Cândido Portinari - Óleo s/ Tela. 190 x 180 cm
Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand


2 .1 - O Contexto Histórico do Período.



A produção da obra Retirantes (1944) foi realizada em um contexto no qual o Brasil vivia a era Vargas, caracterizada por movimentosoperários, revoluções, rebeliões e golpes de Estado. Milhares de família migravam do Nordeste, na busca de um futuro melhor.
Com a queda da bolsa de Nova York, em 1929, o Brasil assistiu o declínio de sua economia cafeeira. Em 1932, o povo cobrava a realização da Assembleia Nacional, o que só ocorreu em 1934 , quando entre outras coisas, foram criados as férias remuneradas e o salário mínimo. Neste mesmoano, Getúlio foi reeleito.
Em 1935, o Brasil viu-se diante da Rebelião Comunista, e em 1937 assistiu o dissolvimento de seu Congresso, quando tem uma nova Constituição Federal proclamada. Foi o inicio do Estado Novo, marcado pelo autoritarismo, que durou até o golpe militar de 1945.
A respeito do contexto histórico mundial, temos no mesmo período a Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Esse...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Portinari
  • Portinari
  • Portinari
  • Portinari
  • Portinari.
  • Portinari
  • Portinari
  • portinari

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!