Portinari

Páginas: 2 (383 palavras) Publicado: 18 de outubro de 2012
A exposição Guerra e Paz de Portinari, aberta ao público, na Fundação Memorial da América Latina. A exposição apresenta os dois últimos murais criados por Cândido Portinari, a pedido do governobrasileiro e presenteados à sede da ONU em Nova York. Depois de 54 anos nos Estados Unidos, os monumentais painéis passaram por um delicado processo de restauração e então, foram exibidos aos conterrâneosdo grande artista. A exposição
histórico-cultural, consegue juntar aos imensos painéis, aproximadamente 100 estudos originais que lhes deram origem, além de um acervo histórico contendo cartas edocumentos, que contam detalhes do processo de criação da obra-prima do mestre Portinari.
Cândido Portinari fez os murais Guerra e Paz na década de 50. Trabalhou incansavelmente e, concluiu seu trabalho,apesar de ter sido advertido pelos médicos a parar de pintar, por já apresentar sintomas de intoxicação causada pelo chumbo presente na tinta. Portinari deixou claro que seu trabalho era sua própriavida, e que parar de usar seus dons e talentos, seria o mesmo que dizimá-la.
O primeiro contato que tivemos com parte do grandioso legado de Portinari, foi em um salão, onde vários vídeosapresentavam fotos em movimento, organizadas em ordem cronológica, mostrando a vida do artista, incluindo sua infância, e os estudos preparatórios para seus grandes murais.
Em um outro salão, foi-nos permitidoapreciar uma grande quantidade de arquivos históricos contendo cartas e esboços que detalhavam toda a trajetória do mestre, enquanto executava sua mais grandiosa obra. O apogeu da exposição foi aexibição dos painéis Guerra e Paz e a projeção em uma grande tela, de detalhes das obras, ao som do poema “A mão”, escrito e declamado pelo também aclamado artista Carlos Drummond de Andrade.
Guerra ePaz, de Cândido Portinari é um presente para a humanidade. Um presente que exigiu dele muito trabalho, dedicação, comprometimento de sua saúde física. Sobretudo, sua obra permanece, através dos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Portinari
  • Portinari
  • Portinari
  • Portinari
  • Portinari.
  • Portinari
  • Portinari
  • portinari

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!