PORTIFOLIO

1992 palavras 8 páginas
SUMÁRIO

INTRODUÇÃO
Este trabalho tem por objetivo o estudo de vários temas propostos: inflação, taxa de juros, taxa de câmbio, estatística e ética política e sociedade.
A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica, enriquecida com o estudo baseado em pesquisas, usando a internet e as referências propostas pelo orientador.

DESENVOLVIMENTO
INFLAÇÃO
A inflação é aumento é o aumento incontrolável dos preços que resultam numa perda do poder de compra. A inflação pode ser dividida em: inflação de demanda e Inflação de custos.
A Inflação de Demanda pode ser notada quando há procura é maior que a quantidade de produtos ou serviços disponíveis e a Inflação de custos é associada a oferta, ou seja, a demanda permanece a mesma e o que aumenta são os custos.
Os índices que medem a inflação são: IGP (Índice Geral de Preços), IPA (Índice de Preços no Atacado), INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), INCC (Índice Nacional do Custo da Construção), CUB (Custo Unitário Básico).
Notícia:
Inflação – Revista Veja
O Brasil tem uma das menores taxas de investimento no mundo: 19,4% do PIB. É pouco para acompanhar um mercado interno aquecido pelo aumento contínuo de renda e emprego. O resultado é o descompasso entre oferta e demanda, uma pressão constante sobre os preços. A isso, somam-se fatores externos, como a alta das matérias-primas e a súbita enxurrada de dólares nos mercados globais, resultado da política de estímulo econômico atualmente praticada pelos Estados Unidos. Tudo somado, a inflação acelerou nos últimos meses de 2010 e deve fechar o ano pelo menos um ponto acima do centro da meta do governo. É o primeiro desafio da equipe econômica de Dilma Rousseff.
TAXA DE JUROS
A Taxa de Juros pode ser definida como o preço de um empréstimo. No Brasil

Relacionados