Castigo Exemplar
Aluno: Lucas Begnami Bueno da Silva
Numero Matrícula: 113068070
Professor: Paulo Terra
Disciplina: História geral II
Curso: Ciências Sociais 2º períodoResenha do texto O Castigo Exemplar
No texto O Castigo Exemplar, o autor aumenta a agonia reforçando a ideia de que, quando havia escravidão em nosso país, os “filhos” da mesma eram cruelmenteagredidos sem o menor consentimento de clemência. Apenas eram dadas ordens para bater, mas tiveram a compaixão de regrar os castigos, dizendo que havia diversos tipos; àqueles que cometiam pequenosdelitos era punido com insignificantes 24 chibatadas. Regraram tais atos por castigo físico medido, justo, corretivo e educativo. Realmente, arrancando chumaços de cabelo de uma só vez usando certo tipo dealicate era um bom meio de se educar um ser humano...
O escravo considerado fujão tivera a honra de ser presenteado com meras 4 horas seguidas de açoitamento por até três dias consecutivos e ganharuma “tatuagem” com a letra F, feito a ferro quente no intuito da sua qualidade ser identificada facilmente na hora da sua venda, já os que não cooperavam por livre e espontânea vontade com confissõesou algo do tipo, conhecia o “anjinho” (objeto de tortura também utilizado no filme OLGA. O qual se parece com um alicate e com facilidade, fratura o dedo do escravo).
A violência sob os negros eraoriunda do intuito de disciplina do mesmo. Logo que eram vendidos, lhes eram presenteados com açoites de maneira rigorosa como “boas vindas”. Tal ato gira em torno da intenção de demonstrar o podersoberano, da submissão do negro e do medo de não ser “algo” produtivo para o senhor. A Justiça tentava diminuir a crueldade, colocando limites nas punições, mas desde cedo, as leis neste país não eramcumpridas, e as punições eram cada vez mais severas, independente do delito cometido pelo escravo.
O texto também esclarece a idéia de que durante tal período, o negro realmente não era visto como ser...
Por favor, assinar para o acesso.