Portifolio Recupera O Psicologia Na Educa O

361 palavras 2 páginas
PORTFÓLIO
Disciplina: Psicologia da Educação - Reuperação
Curso: Geografia - 1º Período
Tutor:
Produza um texto demonstrando a importância da psicologia na sala de aula.

A psicologia como ciência tem estudado o comportamento humano e o contexto no qual está inserido. Assim uma das abordagens psicológicas importantes é a que estuda as relações sistêmicas e fenomenológicas envolvendo a tríade escola, familia e aluno.
Assim, um dos principios norteadores de sua ação é que a escola expressa e reproduz a cultura, a missão de contribuir para o fortalecimento dos valores do respeito, na promoção dos direitos humanos e da qualidade de vida das pessoas. Para tanto, o cotidiano da escola deve ser um espelho de tais valores, contribuindo para a compreensão do papel social. O professor deve encarar a sua prática como um processo construtivo e voltada para o desenvolvimento de competências, o que envolve as dimensões conceituais ou cognitivas (SABER), procedimentais (SABER FAZER) e atitudinais (SABER SER). Nesse sentido, as atividades pedagógicas devem valorizar e mobilizar os mais diferentes recursos internos do aluno.
A partir dessa problemática a psicologia tem prestado um relevante serviço através de uma vasta gama de abordagens psicoterapêuticas, a saber: psicanálise, análise transacional, hipnoterapia Ericksoniana, terapia primal, Gestalt, esculturas familiares, análise de histórias, etc. Assim diversos professores e pedagogos iniciaram a aplicação do método na área educacional.
A visão da pedagogia sistêmica é belíssima, porque vê nas atitudes disfuncionais dos alunos, somente uma mostra profunda de amor; uma lealdade incondicional ao pai, uma lealdade incondicional à mãe.
Essencialmente, como professores, precisamos tomar nossos pais em nosso coração, e daí, se abre a sensibilidade, mas junto com a sensibilidade, uma outra ferramenta fundamental, é a firmeza. Não é uma ou outra, são as duas juntas. Amor claro e

Relacionados

  • Educação Holística
    35985 palavras | 144 páginas
  • delia lerner
    167821 palavras | 672 páginas
  • Resumo de expectativas da educação étnico-racial
    203807 palavras | 816 páginas