Portif lio Nat lia Barbosa Pascoal 3Semestre

796 palavras 4 páginas
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

3 CONSIDERAÇÔES FINAIS 9

REFERÊNCIAS 10

1 INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como objetivo fazer uma breve analise contextualizada das características das políticas sociais brasileiras no período de 1960 a 1980, com ênfase na posturas do serviço social frente às políticas sociais naquele período, a trajetória histórica brasileira, sob o enfoque das políticas sociais e do desenvolvimento do serviço.
Desta forma, faremos um apanhado sobre alguns enfoques que marcaram a trajetória do serviço social e de que forma pode-se compreender o comportamento do grupo no período de 1960 a 1980, de acordo com algumas informações disponibilizadas pela psicologia social. Abordar-se-á de forma crítica a posição do Brasil deste período em análise.
Como embasamento teórico teremos autores como: Potyara Amazoneida P. Pereira “Utopias desenvolvimentistas e política social no Brasil”, MONTEIRO, Patrícia da Silva; Silva, Elaine Nunes da. Transformações Contemporâneas No Mundo Do Trabalho: Incidências No Serviço Social entre outros.

2 DESENVOLVIMENTO
As Políticas Sociais Brasileiras no período de 1960 a 1980 podem ser enfatizadas através da reforma constitucional que aborda os aspectos relevantes da Constituição de 1988, sendo apresentados alguns conceitos sobre: políticas sociais, direitos sociais, e ainda expor características fundamentais sobre a realidade social do Brasil. Desta forma, ficou estabelecido um conjunto de direitos voltados para o social. No ano de 1970, o Brasil passa pelo período conhecido como milagre econômico, onde houve uma internacionalização da influências de grandes indústrias, se instalando no país.
Todas essas conquistas foram resultados de um longo processo permeado por um conflituoso período de mobilizações sociopolíticas que marcaram a década de 1970 e 1980. A partir desta trajetória, objetivou-se ampliar o envolvimento de

Relacionados