Portif Lio Manifesta Es Populares 1 Semestre

2000 palavras 8 páginas
Q

SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 9
REFERÊNCIAS 10

1 INTRODUÇÃO
Em 2013 ocorreram diversas manifestações populares nas ruas de várias cidades brasileiras, iniciando o foco pelo aumento de vinte centavos no transporte público, mas as reivindicações foram muito, além disso: transparência política, saúde e educação de qualidade.
Embora muitos julguem os protestos de forma negativa, de uma maneira geral, eles trouxeram resultados positivos. Um deles foi à diminuição das tarifas de ônibus, barcas e metrô em vários estados. Outro foi à derrubada da proposta de emenda constitucional trinta e sete, conhecida como "PEC da impunidade". As reivindicações se ampliaram com maior número de pessoas e novas reivindicações surgiram, devido a forte repressão policial contra as passeatas, levando grande parte da população a apoiar as mobilizações.
Fazer manifestação foi à forma de o povo expressar a insatisfação com os serviços e gastos públicos, indignados com a corrupção política em geral.
2 DESENVOLVIMENTO
Em 2013 ocorreram diversas manifestações populares no Brasil, cerca de 300 mil brasileiros saíram às ruas para protestar em 12 cidades espalhadas pelo país iniciando o foco pelo aumento de vinte centavos no transporte público.
As reivindicações se ampliaram com maior número de pessoas, e no dia 20 de junho, mais de 1,4 milhão de pessoas foram às ruas em mais de 120 cidades pelo Brasil, mesmo depois das reduções dos valores das passagens anunciadas em várias cidades, reivindicando: transparência política, saúde e educação de qualidade, e a derrubada do projeto conhecido como PEC 37.
Mas existe outro elemento responsável pelo crescimento e organização destes protestos, e este elemento é a mídia social. A cobertura dos meios de comunicação foi amplamente criticada, e movimentos e organizações ligados à luta pelo direito à comunicação agregaram à análise das manifestações e às

Relacionados

  • Resumos
    169053 palavras | 677 páginas