FICHAMENTO A Constru O Do Sentido Na Arquitetura

1590 palavras 7 páginas
FICHAMENTO DE CITAÇÃO
NETTO, J. Teixeira Coelho. A Construção do sentido na arquitetura. 3° ed. - São Paulo: Perspectiva, 1997, 177p.
1.3. Eixos organizadores do sentido do espaço – página 29 à 91.
1 . 3 . 1 . - 1° eixo do espaço arquitetural: Espaço Interior X Espaço Exterior
“(...)a representação geométrica será mesmo essencial a todo pensamento analítico (e a arquitetura é uma forma desse pensamento)" (p. 29-30)
"Esta comporá mesmo um dos eixos constituintes da linguagem da arquitetura, mas por si só é insuficiente para defini-la." (p. 30)
"O ponto de partida adequado será determinado pela manipulação dos dados fornecidos pela antropologia(...) a passagem de um Espaço Interior para um Espaço Exterior constitui realmente a noção e a operação de manipulação do Espaço." (p. 30)
Há uma “tendência para se considerar o Espaço Interior como domínio da arquitetura e o Espaço Exterior como pertencendo ao urbanismo.” (p. 31)
“(...)não há exterior sem interior e vice-versa. Quando comparados um em relação ao outro, se deveria falar antes em complementação: são como as duas faces de uma moeda, e se faltar uma a moeda não pode existir. " (p. 33)
“Na verdade, se dirá que, seja como for, a arquitetura é o domínio da imobilidade real (...)” (p. 34)
“(...) a oposição dialética também aqui deve ser (...) abolidas as barreiras definitivas entre a casa e a cidade. (...) até quando se suportará a distinção arquitetura e urbanismo?” (p. 34)
“Bruno Zevi fala numa nova disciplina (...), a Urbatetura. (...) o que interessa mesmo é percorrer todo o caminho de volta até a Renascença e tentar contar de novo com homens que pensem a cidade sem casas integradas à malha coletiva.” (p. 35)

1 . 3 . 2 . - 2° eixo: Espaço Privado x Espaço Comum.
"A primeira noção da importância fundamental que se extrai desses estudos é a que diz respeito aos diferentes usos que se faz de um certo espaço e aos diferentes sentidos que se atribuem a esses espaços conforme a cultura e a época.” (p. 35) “(...)

Relacionados

  • ABNT
    26248 palavras | 105 páginas
  • a construção de uma identidade inacabada
    49114 palavras | 197 páginas