PORTIF LIO EM GRUPO

1982 palavras 8 páginas
INTRODUÇÃO

A ação de planejar acompanha o homem desde os primórdios da evolução humana. Algumas pessoas planejam suas ações desde as mais simples até as mais complexas, na tentativa de transformar e melhorar suas vidas ou até das pessoas que as rodeiam. Não é apenas na vida pessoal que as pessoas planejam suas ações, o planejamento atinge várias esferas sociais. Mas, se o ato de planejar é tão importante, porque alguns ainda resistem em aceitar este fato, principalmente no contexto educacional?
Diante desse questionamento é importante considerar que o planejamento educacional é um instrumento orientador de todo o processo educativo, pois constitui e determina as grandes necessidades, indica as prioridades básicas, ordena e determina todos os recursos e meios necessários para atingir as grandes finalidades da educação.
Portanto, o planejamento de aula é um instrumento essencial para o professor elaborar sua metodologia conforme o objetivo a ser alcançado, tendo que ser criteriosamente adequado para as diferentes turmas, havendo flexibilidade caso necessite de alterações.
Dentro desta fala de Vasconcellos (1996) aponta um ponto que marca muito a vida do professor que é o ato de planejar, primeiro vem à intenção, segundo a exposição deste plano e terceiro a que ele vai atingir por isso que o professor deve sempre dentro das suas ações terem o hábito de fazer a ação reflexão e ai que ele vai identificar suas dificuldades e procurar corrigi-las ou desconstruí-las e construí-las e construí-las novamente.

O trabalho foi realizado na cidade de Serrinha Bahia, com o objetivo de pesquisar de que forma tais professores entrevistados entendem de planejamento, como planejam, se recebem orientação para o planejamento e como lidam com as dificuldades que encontram no dia a dia na sala de aula. Foi de grande satisfação para todos envolvidos, uma forma de reflexão acerca de planejamento, e também a

Relacionados