PORTIF LIO 6 PEDAGOCIA

1666 palavras 7 páginas
1 INTRODUÇÃO
A avaliação de um modo geral constitui uma temática bastante discutida no campo educacional. Por outro lado, a avaliação na educação infantil muitas vezes fica em segundo plano, muito provavelmente por não ter entre suas finalidades a promoção ou a classificação.
A avaliação na educação infantil assume um papel diferenciado, cujos objetivos são voltados essencialmente para o desenvolvimento da criança, possibilitando identificar a necessidade de novas intervenções, novas estratégias educativas, bem como visualizando melhor o avanço de cada criança nos diversos campos do desenvolvimento (físico, afetivo, cognitivo, social).
Assim, a avaliação na educação infantil permite ao professor refletir sobre a própria prática. Ao refletir sobre essa pratica e a sua ação pedagógica, o professor pode identificar avanços, dificuldades, necessidades de intervenção, estratégias que deram melhor resultado, enfim, pode continuamente reconstruir sua prática, contribuindo assim para um melhor desenvolvimento das crianças atendidas na Educação Infantil.

2 DESENVOLVIMENTO
A avaliação é um fenômeno que ocorre em diversas esferas da vida humana, em qualquer situação em que se faz necessário um julgamento de valor, uma tomada de decisão. Não se restringe, portanto, ao contexto escolar, mas exerce aí um papel de fundamental importância, na medida em que visa contribuir para o alcance dos objetivos educacionais propostos pelo professor. No entanto a avaliação possibilita o repensar de todo o processo educativo, com a finalidade principal de viabilizar o alcance dos objetivos educacionais, especialmente relacionados à aprendizagem.
De acordo com Luckesi (2000) a avaliação e definida como:
A avaliação pode ser caracterizada como uma forma de ajuizamento da qualidade do objeto avaliado, fator que implica uma tomada de posição a respeito do mesmo, para aceita-lo ou para transformá-lo. A definição

Relacionados