PORTIF LIO 1 PER DO ADMINISTRA O

1167 palavras 5 páginas
bacharelado em Administração

Guarabira-PB
2013
1. Introdução

Freenlancer refere-se a um profissional autônomo, que se autoemprega em diferentes empresas, ou ainda, guia seus trabalhos por projetos, captando e atendendo seus clientes de forma independente. Esse novo método de trabalhar tem se expandido no mundo atual. É cada vez mais frequente o número de empresas que buscam terceirizar seus serviços, afim de alcançar maiores benefícios, por exemplo, menores custos e mais flexibilidade. Sem uma força de trabalho fixa, é mais fácil e mais barato embarcar e desembargar de novos projetos.
Esse trabalho relaciona essa novidade com a empresa IBM, uma das maiores empresas de tecnologia da informação do mundo, líder em soluções completas de TI, que envolvem serviços, consultoria, hardware, software e financiamento. Essa equipe começou a dividir projetos com um time paralelo, formados por especialistas conectados a internet em todo mundo, os quais realizam tarefas específicas e partem pra outra. A iniciativa tem gerado bons resultados e diversas outras empresas tem aderido a esse novo método de construir novas tecnologias.
Uma das desvantagens relacionadas a adoção de freelancer, refere-se a ausência de vínculos empregatícios. No Brasil a legislação trabalhista não permite a contratação temporária, exceto nos períodos de pico da demanda e a substituição de um funcionário afastado temporariamente. Além disso, essa tendência gera o desemprego, uma vez que as empresas deixam de fazer contratações fixas.
É importante analisar as vantagens e desvantagens do assunto em questão.

2. Desenvolvimento

2.1 Organizações como a IBM se diferenciam das chamadas organizações burocráticas, a começar com as contratações de seu quadro empregatício. Na IBM os colaboradores são chamados de IBMistas, onde parte de seu quadro é terceirizado, ou seja, contratados temporariamente, sem vinculo trabalhista. Vínculo esse que as empresas

Relacionados