Portfolio individual 3º semestre

Páginas: 15 (3645 palavras) Publicado: 16 de maio de 2013
INTRODUÇÃO
Com a competitividade, as organizações dependem de investir em estratégias, assumindo novas responsabilidades pessoais, pelo desempenho necessário ao cumprimento de metas e objetivos. Promovendo o crescimento e desenvolvimento de seus colaboradores, através do seu modo de agir e pensar.
“As pessoas precisam dirigir seus esforços e talentos para o mesmo objetivo, mas sabe-se que évital um maior desempenho dos indivíduos, e a empresa precisa contar com este apoio. O ser humano requer aprendizado contínuo para fazer parte de uma organização e esta para manter-se nos padrões de exigência do mercado”. (XAVIER, 2006).
A busca pela sobrevivência das organizações tem mudado os paradigmas organizacionais, no sentido de que se antes era necessário motivar os funcionários, hoje,precisa-se buscar o seu comprometimento. Isto faz com que as empresas despertem para importância dos ambientes positivos, onde os colaboradores possam encontrar condições favoráveis para trabalhar mais eficazmente, aliando-se a isso a oportunidade de efetivos estímulos para seu desenvolvimento.
As empresas independentemente de seu porte enfrentam dificuldades para a retenção de talentos, pois aspessoas tendem a ficar mais tempo trabalhando nas melhores empresas e que oferecem mais incentivos motivacionais. As atuais tendências de competitividade fazem com que os melhores profissionais queiram trabalhar nas empresas que lhe proporcionem reais e consistentes possibilidades de crescimento e satisfação no que fazem.
Segundo Chiavenato (1999), o grande diferencial, a principal vantagemcompetitiva das empresas, decorre das pessoas que nelas trabalham.
Na busca da sustentação da vantagem competitiva as empresas mais avançadas utilizam a gestão por competências, que tem sido encarada como uma alternativa à metodologia tradicional da gestão do desempenho e apresenta-se como um modelo de gerenciamento onde são consideras as competências individuais e organizacionais.
No entanto, percebe-seque as pequenas empresas não possuem um sistema de gestão adequado, por serem em sua maioria administradas pelo seu próprio proprietário, sendo ele quem assume o papel do gestor e que muitas vezes não possui as devidas qualificações e habilidades necessárias de gerenciamento, não tendo conhecimento claro do conceito da gestão de talentos.
CARACTERISTICAS ORGANIZACIONAIS DAS EMPRESAS
As empresasà princípio parecem ser simples de serem definidas, mas na realidade, existem diversas possibilidades. Desde as classificações sejam realizadas em função de números de funcionários como muitos autores sugerem, ou na maioria das entidades definidoras estabelecem aquelas que têm até 10 funcionários é micro empresa, até 100 pequena, até 500 média, e de grande empresa acima de 500 funcionários.
Estáteoria poderia ser aceita, mas se mostra muito frágil em relação de outras variáveis à serem consideradas, como a aplicação de mão de obra, tipo do empreendimento e faturamento. O que na prática é constatado é que existem inúmeras tentativas para conceituar as empresas, mas nenhum satisfaz as necessidades que caracterizem peculiaridades regionais, os ramos de negócios, o maior ou menor emprego demão de obra e o alcance dessas empresas. Então para este artigo será considerado pequenas empresas aquelas que se enquadram na classificação do SEBRAE, que separa as empresas por número de funcionários, sendo de 10 até 49 para o setor de comércio e serviços e de 20 até 9 para a indústria e construção e pelo faturamento, de acordo com a Lei Federal n.º 9.841 de 05/10/1999, estatuto das micro epequenas empresas, com faturamento de R$ 433.755,14 (quatrocentos e trinta e três mil e setecentos e cinqüenta e cinco reais e quatorze centavos) e igual ou inferior a R$ 2.133.2,0 (dois milhões, cento e trinta e três mil, duzentos e vinte e dois reais).

A CONTRIBUIÇÃO ESTATISTICA PARA UMA ORGANIZAÇÃO
A distribuição de probabilidades é um modelo estatístico que mostra os possíveis resultados de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • UNOPAR
  • Portfólio atividade interdisciplinar individual 3º semestre
  • Portfolio individual
  • Portfolio 3º semestre
  • pt individual 3º semestre
  • Portifólio individual 3º semestre
  • Portfolio Individual 4 Semestre
  • Portfólio individual 5º semestre

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!