PORTF LIO UTA EDUCA O CI NCIA E TECNOLOGIA 3

483 palavras 2 páginas
O USO DO CELULAR EM SALA DE AULA
Quais os argumentos para impedir seu uso? Que o celular, se utilizando para o aluno conversar com terceiros durante a aula, pode ser um distrator é realmente um fato que deve levar à proibição de telefonemas durante a aula, claro. Porém, lápis e papel ( e seu próprio cérebro mais ainda) também podem propiciar muita distração se o aluno não estiver engajado na aula.
Provavelmente, na época que inventaram a caneta esferográfica , os alunos usavam pequenos papéis ou até partes do corpo para anotações. Claro que o celular, com toda a sua tecnologia, permite “cola” de modo muito mais eficiente. Como combater esse uso inadequado?
A única forma de ferramentas, dispositivos e toda a atenção cognitiva dos alunos não serem usadas para distraí-los da aula, é haver propostas e estratégias pedagógicas para sua utilização. Para as utilizações que distraem, o professor deve fazer um combinado com os alunos, discutindo com eles usos aceitáveis e regras a serem observadas, pactuadas. Para a questão de usar o celular para a “cola”, elaborar provas e outras formas de avaliação para as quais não exista “cola” que resolva, permitindo mesmo a consulta a anotações porventura feitas.
Estimular os alunos a coletarem dados para subsidiar informações e, assim, construírem seu conhecimento, ensiná-los a pesquisar usando as tecnologias disponíveis, pode fazer com que o celular ao invés de disputar com o professor a atenção dos estudantes seja um importante aliado no ensinar a aprender.
Imaginação pedagógica, envolvimento proativo dos alunos em projetos engajadores de seu interesse, ensino feito com carinho e inovação, troca de experiências com professores, avaliação crítica de sua metodologia, tudo isso são condições para que o celular – dispositivo computacional com recursos e capacidades muitas vezes maior do que o computador da Apolo que levou o homem à Lua e que está disponível no bolso de quase todos os alunos – possa ser, cada vez mais, uma ferramenta de

Relacionados

  • A IMPORTANCIA DO MARKETING EDUCACIONAL
    13140 palavras | 53 páginas