Portf Lio Miriam 4 Per Odo Novo

1382 palavras 6 páginas
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
MATEMÁTICA

MIRIAM BOY DOS SANTOS gripp

pesquisa interdisciplinar

Nova Friburgo
Novembro de 2014

MIRIAM BOY DOS SANTOS GRIPP

pesquisa interdisciplinar

Trabalho apresentado ao Curso de Matemática da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, como atividade interdisciplinar do 4º semestre para as disciplinas de História da Matemática, Estatística e Probabilidade, Lógica Matemática, Seminário da Pátrica IV e Estágio Curricular Obrigatório I.

Prof. Helenara Regina Sampaio Figueiredo, Keila Tatiana Boni, Paula Cristina Oliveira Klefens e Renata Karoline Fernandes.

Nova Friburgo
Novembro de 2013 Introdução Esse portfólio busca oferecer ao graduando em matemática através de uma pesquisa bibliográfica uma relação mais direta com formas práticas de utilização dos conteúdos ministrados nas disciplinas desse semestre em sala de aula e na vivência do aluno. Esse processo é de suma importância, visto que, a matemática não pode ser ministrada em sala de aula como um mero aprendizado de fórmulas e contas, mas sim deve levar o aluno a perceber a aplicabilidade dessa ciência nas mais diversas áreas do saber, na vida em sociedade e na sua ação cotidiana. Nesse contexto destacam-se as questões de estatística e probabilidade tão presentes no nosso dia a dia que vão desde um simples jogo de dados até assuntos de ampla importância como as pesquisas eleitorais desse ano.

Desenvolvimento Para a realização dessa pesquisa foram usadas dentre outras fontes de pesquisa os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) de Matemática e artigos encontrados na Internet sobre os temas propostos para essa produção textual. Os PCNs são instrumentos de ampla importância para a construção do saber e da aprendizagem matemática já que ele busca nortear os conteúdos, habilidades e competências a serem desenvolvidos pelos alunos em cada uma das fases da Educação Básica. Já os artigos apresentam temas mais diretos de estudos

Relacionados