Portefólio_Águas

887 palavras 4 páginas
Portefólio
Análises Físico-químicas à água

Disciplina de Análises Químicas

Curso Profissional Técnico de Análise Laboratorial
Turma 12ºQ
Professora/o: Marta Vilela e Hugo Régio
Portefólio elaborado por:
Andreia Fernandes, nº3

Índice
Conteúdo

Introdução

Foi nos proposto pela docente desta disciplina realizar um portefólio resumindo as actividades laboratoriais realizadas no cumprimento de cada um dos três seguintes módulos: 16C – “Parâmetros físicos in situ e amostragem de águas”; 17C Parâmetros por volumetria de ácido-base de precipitação, e por fim, 20CParâmetros relativos a nutrientes.
Estes módulos têm como objectivo alargar os nossos conhecimentos quanto ao conceito de amostragem de água e ainda ficarmos a conhecer melhor as técnicas de análises às águas, ou seja, a determinação de alguns parâmetros físicos in situ, isto é, no próprio local da recolha.
Neste portefólio encontra-se primeiramente as fichas informativas dadas pela docente da disciplina. Posteriormente, começaremos por abordar o tema “A água” para uma melhor compreensão dos conceitos teóricos. De seguida, encontra-se breves resumos sobre cada parâmetro físico e químico que são realizados, diariamente, pelos profissionais para uma protecção das águas, de modo a proteger não só o ambiente, mas também, a saúde pública. Além disso, encontra-se os protocolos das actividades laboratoriais e, de seguida, os relatórios respectivos. Depois, encontra-se as tabelas de registo de dados finalmente preenchidas. E por fim, encontra-se os anexos, uma breve conclusão e a bibliografia.

Fichas informativas

A água

A água é a molécula mais abundante na superfície da Terra, cobrindo, somente em sua forma líquida, cerca de 71% desta, além de estar presente em abundância na atmosfera

Relacionados