PORTAS E PROTOCOLOES

1927 palavras 8 páginas
Portas de comunicação e protocolos

O que são?
São entradas e saídas de dados que usamos em nossos PC’s. Elas são físicas (USB, serial etc.) e lógicas ( TCP e UDP).
TCP: Protoloco de controle de transmissão, principal protocolo de envio e recebimentos de dados da internet. Protocolo é uma linguagem para que as maquinas consigam se comunicar entre si. O TCP é um conjunto de protocolos que se divide em quatro camadas: Aplicação, transporte, rede e interface.
Aplicação: Essa camada é utilizada pelos programas para enviar e receber informações de outros programas através da rede
Transporte e rede: A camada de transporte é responsável por receber os dados enviados pelo grupo acima, verificar a integridade deles e dividi-los em pacotes.
Interface: Todas as camadas e protocolos citados acima fazem parte do TCP/IP. É assim que ele trabalha, ou seja, em etapas.
Numerosos, programas TCP/IP podem ser executados simultaneamente na Internet (pode, por exemplo, abrir vários navegadores simultaneamente ou navegar em páginas HTML descarregando ao mesmo tempo um ficheiro por FTP). Cada um destes programas trabalha com um protocolo, contudo o computador deve poder distinguir as diferentes fontes de dados.
Assim, para facilitar este processo, cada uma destas aplicações recebe um endereço único na máquina, codificada em 16 bits: uma porta (a combinação endereço IP + porta é então um endereço único no mundo, chamado socket).
O endereço IP serve então para identificar de maneira única um computador na rede enquanto o número de porta indica a aplicação à qual os dados se destinam. Desta maneira, quando o computador recebe informações destinadas a uma porta, os dados são enviados para a aplicação correspondente. Se se tratar de um pedido destinado à aplicação, esta chama-se aplicação servidor. Se se tratar de uma resposta, fala-se então de aplicação cliente.
Protocolos Internet (TCP/IP)
Camada
Protocolo
5. Aplicação
HTTP, SMTP, FTP,

Relacionados