portaria453/58

1239 palavras 5 páginas
Cifose
A cifose, vulgarmente chamada de corcundez (a pessoa afetada sendo popularmente chamada de "corcunda"), é definida como um aumento anormal da convexividade anterior da coluna vertebral, sendo as causas mais importantes dessa deformidade, a má postura e o condicionamento físicoinsuficiente. Doenças como espondilite anquilosante e a osteoporose senil também ocasionam esse tipo de deformidade nos adultos. Nos jovens aosteocondrite é a principal causa de deformidades mais acentuadas. É bastante tratada por fisioterapeutas ortopedistas.

As cifoses são curvaturas primárias, desenvolvidas na fase embrionária do indivíduo, que podem sofrer deformações devido à má postura, gerando a hipercifose, uma patologia considerada típica da adolescência e de pessoas introspectivas. Isso ocorre porque a postura incorreta causa uma curvatura acentuada na coluna, deixando o indivíduo com os ombros projetados para frente e o dorso arredondado.
O indivíduo com hipercifose possui um arqueamento das costas, que surge gradativamente, com ou sem dor, fadiga, sensibilidade e rigidez da coluna vertebral. A hipercifose torna os músculos da região torácica fortes e curtos, o que ocasiona o surgimento da corcunda.
As causas principais são a má postura (dorso curvo juvenil), a doença de Scheuermann (Cunhamento vertebral >5º), problemas neuromuscular (paralíticas) ou congênitos (mal formação), problemas inflamatórios causados por Osteomielites, e pós traumas oriundos de fraturas e osteoporose.
Geralmente, a curvatura acentuada na coluna do indivíduo não é percebida por ele, mas por seus familiares e amigos, podendo ser confirmada através de diagnóstico baseado em radiografias da mesma.
Dependendo da origem da deformação, o tratamento pode variar de exercícios fisioterápicos, uso de colchões mais firmes, coletes ortopédicos e palmilhas posturais; até sessões de Reeducação Postural Global (RPG), método baseado na manipulação de vértebras e membros.
No primeiro

Relacionados

  • uso de epis
    6209 palavras | 25 páginas