Porque o imã desce no tubo de cobre

Páginas: 2 (382 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014
Porque o imã desce lentamente no tubo de cobre?

Antes de partir para a explicação do fenômeno, vale ressaltar que o imã de neodímio possui propriedades incríveis e é especialmente poderoso.Compostos por uma combinação de neodímio, ferro e boro, mesmo um pequeno exemplar desse tipo de imã é capaz de destruir o conteúdo de um disco rígido, desmagnetizar monitores e prensar os dedos se atraídopor um objeto magnético, tamanha é sua força.
A partir daí, fica mais fácil entender a interação do imã de neodímio com o tubo de cobre. Ao aproximar o poderoso imã de um material não magnéticocondutor de eletricidade – como é o caso do tubo de cobre –, o imã induz uma corrente elétrica no metal. Como a corrente elétrica tem um campo magnético próprio, os dois campos se opõem e isso diminui avelocidade da queda do imã.
Então, essa desaceleração que ocorre com o imã de neodímio ao passar pelo tubo de cobre é o efeito do campo magnético agindo sobre ele. Em resumo, essa é uma clássicademonstração da Lei de Lenz, que deriva do princípio de conservação de energia. Parece mágica, mas é só ciência!
Como dissemos anteriormente, o cobre não é um material ferromagnético, portanto não atrai oímã e nem é atraído por ele. Porém, quando o ímã é abandonado no interior do tubo de cobre, ele faz com que um campo magnético passe por todo o interior do tubo. Sendo assim, cada anel do tubo de cobretem comportamento igual a uma bobina ou uma espira.
Dessa forma, há um campo magnético variado criado porque o ímã está descendo, gerando uma força eletromotriz induzida de acordo com a Lei deFaraday. Essa força eletromotriz induzida provoca uma corrente elétrica pelo fato de o circuito ser fechado e essa corrente elétrica induzida obedecer à Lei de Lenz.
Obedecendo à Lei de Lenz, ela vai criarum campo magnético que se contrapõe com a que a originou, criando então uma força magnética para cima. Sendo assim, teremos a força peso puxando o ímã para baixo, uma força magnética para cima e a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Tabela de normas para tubos em cobre
  • NBR 05030 2004 Tubo De Cobre Sem Costura Recozido Brilhante
  • o desce
  • Imãs
  • desce
  • Imãs
  • ímãs
  • ímãs

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!