por que?

376 palavras 2 páginas
De origem grega, a democracia passa por todos os tempos como um governo do povo, para o povo e pelo povo, conforme denominação de Abraham Lincoln. Churchill diz que a democracia é o pior regime que existe exceto pelos demais. Em uma democracia fortalecida, a cidadania é o melhor instrumento utilizado pela população para fiscalizar e controlar os atos governamentais. Daí a nasce a necessidade dos direitos humanos serem respeitados, o que é inadmissível que, em pleno século XXI, o século do conhecimento, ainda haja desrespeito dentro das sociedades com os direitos e garantias individuais.
De acordo com a pesquisa realizada, bem como do conhecimento prévio acerca do assunto, percebe-se que a contemporaneidade está marcada de avanços sociais e políticos, que trouxeram para tais necessários a representatividade de grupos que estavam a margem da sociedade, tais como as mulheres, os negros e os homossexuais.
De tal fato, pode-se facilmente atribuir mérito aos movimentos sociais, como o movimento feminista, o negro e o LGBTT’s. É evidente que a expansão de direitos políticos e sociais não se expande apenas a esta parcela da sociedade, mas estas não podem deixar de ser mencionadas em decorrência da repercussão e do tamanho da sua nova participação no seio social.

No entanto, crer que tal inclusão existe apenas em decorrência da pressão externa exercida pelos movimentos sociais, parece um pouco utópico, tendo em vista que estes grupos que antes eram, ainda mais, excluídos do que hoje em dia, representa importante fonte de consumo para o sistema capitalista vigente, o que não poderia ser desprezado pela política e pela sociedade burguesa.
Neste sentido, percebe-se também que as classes mais abastadas economicamente permanecem a margem da sociedade com pouca, ou nenhuma representatividade, em razão destas não estarem adequadas ao sistema do consumo, por não possuir condições monetárias para comprar e vender.
Assim, conclui-se que a ampliação dos direitos sociais e

Relacionados