POR QUE OCORRE SANGRAMENTO PELO NARIZ

301 palavras 2 páginas
Por que ocorre o sangramento pelo nariz?

Cientificamente o nome dado para este fato é Epistaxe e acontece graças ao rompimento dos vasos sanguíneos que nutrem a cavidade nasal. Este rompimento pode acontecer por causa de vários fatores como infecções virais ou bacterianas, crises alérgicas, traumatismos com o dedo, umidade baixa, entre outros.

Para entendermos melhor como funciona, a porção mais anterior do septo nasal (parede que divide o nariz em duas narinas) apresenta vasos sangüíneos frágeis. A maioria dos sangramentos ocorre em crianças ou adultos jovens na porção anterior do septo, onde estes vasos sangüíneos sofrem algum tipo de lesão por qualquer dos fatores citados anteriormente.

Se você já viveu esta situação já se perguntou o que fazer, então aqui vai algumas dicas dos especialistas. Primeiro é importante lembrar que a maioria das epistaxes têm resolução espontânea em, aproximadamente, 10 minutos e não necessitam atendimento médico.

Pacientes com doenças da coagulação sangüínea (hemofilia) ou uso crônico de medicamentos que afetem a coagulação (aspirina, anticoagulantes orais ou injetáveis) devem ter sua dosagem adequada ou suspensos momentaneamente.
Pacientes em quimioterapia, com leucemia, ou pós-radioterapia sofrem freqüentemente de epistaxes de repetição.
Sangramentos de maiores proporções, mais prolongados ou já tamponados, posteriormente devem ser tratados com cirurgia para ligadura ou eletrocauterização destas artérias ou retirada dos tumores causadores (pólipos, tumores), preferencialmente sob anestesia geral.
O que fazer:

- Tranquilizar a vítima ;
- Desapertar a roupa próxima ao pescoço ;
- Sentar a vítima num local fresco;
- Manter o tronco/cabeça da vítima direito ;
- Comprimir com um dedo a narina que sangra (5 a 10min.) ;
- Aplicar gelo ou compressas frias exteriormente .
www.soenfermagem.net

Relacionados

  • Vá a luta- gramatica
    66566 palavras | 267 páginas