Por que arte-educação é importante na escola? uma síntese da obra de joão francisco duarte jr.

Páginas: 5 (1235 palavras) Publicado: 19 de julho de 2011
POR QUE ARTE-EDUCAÇÃO É IMPORTANTE NA ESCOLA? Uma síntese da obra de João Francisco Duarte Jr.

O aprendizado humano não está vinculado somente ao uso das suas necessidades físicas ou de sobrevivência como nos experimentos com ratos, pois, dotamos de algo que nos diferencia do resto dos animais que segue seu extinto para sobreviver. Nós possuímos dimensões simbólicas, a palavra e a fala paranos comunicar.
No mundo animal irracional o sentido da palavra não existe. O homem é o único ser que consegue transcender de seu corpo físico e colocar ordem ao sentido da palavra, conseguindo identificar sons e imagens com o pensamento. Ele planeja, constrói e realiza coisas não só para sua sobrevivência, mas também o faz por prazer, por satisfação pessoal. Tem consciência do seu passado, presentee futuro, ordenando suas idéias enquanto que, para o animal irracional, só existe o presente e, como bem cita o autor, a diferença entre homem e o animal é a consciência reflexiva, simbólica, pois nós conseguimos dar sentido à palavra.
Ao ordenarmos o sentido da palavra também construímos um mundo ordenado e evitamos o caos e a desordem relacionando o que vemos com ações que produzimos, dandosignificado ao sentido de viver propriamente dito, o que não acontece com o animal irracional que usa seus sentidos somente para a sobrevivência de sua espécie, biologicamente falando. Para nós, seres humanos, a vida tem que fazer sentido e não apenas sobreviver.
O autor, ao escrever este artigo, expressa um pouco do que lhe faz sentido no momento que escreve e o que faz sentido para mim, nestemomento, é ouvir o som do piano do maestro Michael Dulin e buscar nas melodias o sentido de minhas palavras escritas aqui, já que a vida não é só física, mas existem sensações e experiências que nos permite explicá-las com palavras, como eu própria o fiz agora, nomeando essas sensações e, assim, vamos caminhando nomeando e dando conceitos para nossas experiências, atitudes e objetos.
O instinto desobrevivência do animal irracional não lhe dá condição de aprendizado simbólico e não existirá a capacidade dele ensinar a outro de sua espécie o que aprendeu, o que podemos afirmar que o animal foi adestrado e o homem foi ensinado, mas, o que nos foi ensinado sem nenhum sentido, torna-se banal e não há o aprendizado propriamente dito. Aprender não é adestrar e vice-versa. A escola de hoje, segundoo autor, está mais para o adestramento do que para o aprendizado. Estamos dentro da “caixa de Skiner”.
Segundo Dewey, a educação tem representatividade e vínculo com o que vivenciamos desde o nosso nascimento através dos códigos lingüísticos da comunidade em que nos encontramos e, ao longo da nossa existência, vamos dando sentido às coisas conforme nosso grupo social e vamos aprendendo a “sermoshumanos”, realizando a socialização. A nossa “forma” de viver é que nos rotula se somos brasileiros, ingleses, estadunidenses, franceses, etc. Somos de diferentes culturas e, cada um de nós, ainda estamos inseridos em um contexto social diferente e em diferentes lugares do planeta. Dotamos de personalidades culturais que nos diferenciam uns dos outros e a isto chamamos de endo-culturação que,nada mais é, interiorização de um estilo cultural de vida.
Dentro do estilo de viver existe as sub-culturas que são os modos de vida diferentes em cada região que não é a mesma coisa que cultura civilizada ou primitiva. Na cultura primitiva existe certa uniformidade de se viver, havendo apenas um saber comum a todos, que lhes é transmitido de geração a geração através do cotidiano comunitário. Noconvívio social, dito civilizado, o aprendizado se dá na transmissão informal entre as pessoas do grupo e vem daí a máxima “vivendo e aprendendo”, contudo, somente é transmitido o conhecimento prático. Mas no decorrer de nossa civilização as divisões entre os grupos foram inevitáveis, já que a questão econômica é impactante surgindo então, a divisão social e cultural. A escola aparece e não é...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O QUE É BELEZA – JOÃO FRANCISCO DUARTE JR.
  • Resumo do Livro "O QUE 'E BELEZA"
  • sintese escola tradicional newton duarte
  • Duarte jr. joão francisco. ”introdução”. ”a manutenção da realidade”. in: o que é realidade; são paulo;...
  • Síntese A estrutura da escola e a educação
  • Teatro Educacao Arte Na Escola
  • Resumo do livro "oque é a realidade" joão francisco duarte junior".
  • Releitura de obras de Arte na educação infantil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!