pop disss

1592 palavras 7 páginas
POLITICA DE GERENCIAMENTO DE RISCO OPERACIONAL Atendendo ao disposto da Resolução n° 3.380/2006 do Banco Central do Brasil de 29 de Junho de 2.006, apresentamos a Política de Gerenciamento de Risco Operacional do Sistema Unicred.
Conceito
O Risco Operacional compreende a possibilidade de ocorrência de perdas resultantes de falha, deficiência ou inadequação de processos internos, pessoas e sistemas, ou de eventos externos. (art.2º Resolução n°
3.380).
Esta definição inclui os riscos legais, trabalhistas e estratégicos.
1. Objetivos 1.1 Objetivos da política
Esta política tem como objetivo estabelecer as diretrizes para o gerenciamento do risco operacional, permitindo que a Cooperativa esteja adequada a legislação vigente, em especial a Resolução 3.380/2006 e permita aos seus interessados qualidade e gestão segura. 1.2 Objetivo do gerenciamento do risco operacional
O objetivo do gerenciamento do risco operacional é obter controle sobre os riscos inerentes ao negócio e gerenciá‐los, buscando minimizá‐los para proteger o patrimônio da cooperativa e consequentemente salvaguardar o patrimônio de seus cooperados.
O monitoramento dos recursos e procedimentos deve prevenir e/ou detectar e tratar eventuais desvios, fraudes, erros internos e/ou minimizar fatores externos que possam impactar nos objetivos da cooperativa. Para atender aos requisitos das práticas de mercado e aos regulamentos do BACEN, deve ser criada uma estrutura interna, a qual inclui uma relação de riscos/controles para padronizar a linguagem e facilitar o entendimento por todo o Sistema Unicred.
2. Estrutura Organizacional e Responsabilidades
A estrutura de gerenciamento de risco operacional inclui: Conselho de Administração, Diretor
Responsável, Diretoria Executiva, técnico responsável, software de gerenciamento, comissão técnica de risco operacional, políticas e manuais.
Estas

Relacionados