Pop Art - Wandy Warhol

Páginas: 8 (1760 palavras) Publicado: 8 de novembro de 2013

Universidade Anhembi Morumbi
ESCOLA DE ARTES, ARQUITETURA E DESIGN
BACHARELADO EM DESIGN DE MODA

Período: 2o semestre
Disciplina: História da arte
Profº Carlos Alberto


Pop Art
Wandy Warhol


Ana Carolina Dias
Carolina Zaratini
Eduarda Dias
Giulia Amirati
Juliana Azevedo
Lorena Souza
Sarah Améstica

São Paulo
2013
Pop Art
Pop art é um movimento artístico quesurgiu na década de 50, em um momento crítico que a sociedade vivia após a Segunda Guerra Mundial, na Inglaterra, mas que só ganhou força nos Estados Unidos, nos anos 60. Seu objetivo era mostrar a massificação da cultura capitalista, admitindo a crise da arte que assolava o mundo naquele momento.
O termo “pop” foi dado pelo crítico Lawrence Alloway, que junto a Reyner Banham apoiava as ideiasde Richard Hamilton. Os dois eram críticos do Independent Group - grupo formado por críticos britânicos e jovens artistas sedentos por novas ideias sobre a arte moderna - e ajudaram a lançar os fundamentos teóricos da arte pop.
Richard Hamilton é o autor da colagem O que exatamente torna os lares de hoje tão diferentes, tão atraentes? (1956), que foi a primeira obra a ser considerada pop art.Hamilton buscou as imagens em anúncios publicados em revistas. “Ao reconhecer a existência desse material e usá-lo numa colagem, Hamilton sugeria não só que o reino dos meios de comunicação de massa era digno de inclusão nas categorias mais elevadas da cultura ocidental, mas também que as distinções culturais tradicionais – entre elevado e inferior, elitista e democrático, único e múltiplo – poderiamser um resquício de uma sensibilidade estética antiga e agora obsoleta. Seu uso quase descarado desses anúncios era a um só tempo irônico e sincero, uma dualidade que existe na maior parte da arte pop.” (McCarthy 2002, pag. 7).
Além das colagens de Hamilton, outra técnica muita utilizada e reconhecida no pop art, é a serigrafia ( processo semi-mecânico, que produz uma transferência direta damesma imagem, com um resultado sempre diferente) e quem se tornou reconhecido ao fazer obras com essa técnica foi Wandy Warhol, que trabalhava muito com imagens de astros de Hollywood da década de 60, usadas para suprir as frustações dos consumidores.
“O Pop Art não é um estilo, mas antes uma palavra que reagrupa fenômenos artísticos intimamente ligados ao espírito de uma época.” (Osterwold, 2007).Andy Warhol
Andy Warhol (1928-1987), Pittsburgh. Era de família católica bizantina rutena, filho de imigrantes húngaros e tinha dois irmãos.
Ainda na infância teve coreia, uma doença que provoca movimentos involuntários nas extremidades do corpo e manchas na pele. Acabou tornando-se hipocondríaco, e por isso passou muito tempo isolado. Em seus confinamentos ouvia muito rádio,desenhava e colecionava imagens de estrelas do cinema. Segundo ele, esse foi um período muito determinante para o desenvolvimento de seus gostos e personalidade.
Graduou-se em Design na, agora, Universidade Carnegie Mellon (na época, Instituto de Tecnologia de Carnegie) e mudou-se para New York.
Trabalhou como ilustrador para revistas como a Harper's Bazar, Vogue e The New Yorker. Fez anúnciospublicitários e displays para vitrines de lojas. A partir daí, deu inicio a uma carreira bem sucedida como artista gráfico, ganhando diversos prêmios como diretor de arte do Art Director's Club e do The American Institute of Graphic Arts.
Sua primeira mostra individual foi na Hugo Galley, em 1952, onde exibiu quinze desenhos baseados nas obras de Truman Capote. Essas obras foram expostas em diversoslugares nos anos 50, inclusive no MOMA (Museu de arte moderna).
Além de suas serigrafias da Marilyn Monroe, Warhol era conhecido por algumas declarações polêmicas sobre arte. Para ele um artista não é um ser alienado a sociedade em que vive, mas uma pessoa normal, como qualquer homem de negócios. Em The Philosophy of Andy Warhol (From A to B and Back Again) [A Filosofia de Andy Warhol (de A a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Pop art e andy warhol
  • Pop art
  • Pop Art
  • Pop-art
  • POP ART
  • Pop art
  • Pop Art
  • Pop art

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!