PONTOS CARDEAIS: ORIENTAÇÃO, LUGAR E PAISAGENS

Páginas: 6 (1383 palavras) Publicado: 10 de agosto de 2013
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS – UEA
NÚCLEO DE ENSINO SUPERIOR DE MANACAPURU
CURSO DE LINCENCIATURA EM GEOGRAFIA









RAIMUNDO FERREIRA DE OLIVEIRA










PONTOS CARDEAIS: ORIENTAÇÃO, LUGAR E PAISAGENS























MANACAPURU-AM
2013

RAIMUNDO FERREIRA DE OLIVEIRA






PONTOS CARDEAIS: ORIENTAÇÃO, LUGAR E PAISAGENSTrabalho elaborado na disciplina de Cartografia Aplicada ao Ensino ministrada pela professora Emádina Gomes, para obtenção parcial de notas.






MANACAPURU-AM
2013
PLANO DE AULA
1- Escolaridade: Nível Fundamental

2- Série: Anos 3º a 5º

3- Tema: Pontos cardeais: orientação, lugar e paisagens.

4- Objetivos:

Geral: Aprender a identificar os pontos cardeaisEspecífico:
- Ampliar as noções de referência espacial.
- Utilizar, no seu cotidiano e em mapas, os referenciais espaciais de localização e orientação.
- Representar os lugares onde vive e se relaciona.

5- Estrutura da Aula:

Conteúdos:
- Orientação pelo Sol.
- Pontos cardeais e colaterais.

Tempo estimado
20 a 30 minutos.

6- Metodologia:
Para a compreensão dosassuntos serão utilizados nas aulas os seguintes matérias:
Caderno de anotações, régua, papel e lápis.
Laboratório de informática com acesso a internet ou mapa do bairro e da cidade.

DESENVOLVIMENTO

1ª etapa
Comece fazendo perguntas e peça que seus alunos registrem as respostas no caderno: como o Sol afeta cada um de vocês no trajeto de casa para a escola? Ele "bate" de que lado de seu corpoquando você se desloca (a pé, de carro ou de ônibus) nesse caminho? Em quais partes da sua casa tem Sol pela manhã? E à tarde? O Sol incide sobre a sala de aula enquanto estamos na escola? Em que horários? Solicite que nos próximos dias eles façam no caderno um diário das posições do Sol, anotando onde ele está quando acordam, quando vão para a escola e quando voltam para casa. Peça também queapós as observações desenhem o trajeto de casa à escola ou vice-versa.


2ª etapa
Explique que o Sol surge todos os dias, não necessariamente no mesmo lugar, mas no mesmo lado da Terra e que este lado do planeta foi denominado desde a antiguidade de leste ou nascente. Informe também que o Sol se põe ou desaparece, também não exatamente no mesmo lugar, mas no mesmo lado da Terra e que este lado échamado de oeste ou poente. Explique que tais nomes foram criados na antiguidade quando o homem pensava que o Sol girava em torno da Terra. Com base nos conhecimentos que os alunos obtiveram em suas observações ajude-os a identificar o leste. Solicite então que se levantem e fiquem de frente para a parede identificada como o lado leste e lembre que do lado contrário estará o lado oeste, do ladodireito estará o sul e do lado esquerdo, o norte. Agora peça que apontem o braço direito para o lado leste e digam de que lado fica o oeste (do lado esquerdo), o norte (à frente) e o sul (nas costas). 


Peça que todos saiam da posição, troquem de lugar e depois repita a atividade, pedindo agora que os alunos se posicionem de costas para o leste. Ajude-os a identificar as demais direções. Fazendoesses diferentes exercícios eles começarão a compreender que há várias possibilidades de utilizar o próprio corpo para se orientar no espaço.

3ª etapa
Informe que eles vão aprender a se orientar geograficamente em seus deslocamentos após entender os movimentos do Sol. Desenhe a rosa dos ventos no chão da sala e apresente os pontos cardeais e colaterais. Explique que os nomes dos pontoscardeais foram criados pelos homens para demarcar suas posições e deslocamentos no espaço, especialmente quando precisavam percorrer longas distâncias. Relembre que apesar do nome eles indicam todo um lado da Terra e não um ponto específico. 


Proponha um jogo em que a turma se desloque pela sala. Um aluno dá o comando, o outro segue e depois troca (por exemplo: Miguel vá para o leste, João siga...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Pontos Cardeais Orientação
  • Pontos Cardeais
  • Pontos Cardeais
  • pontos cardeais
  • Pontos cardeais
  • pontos cardeais
  • pontos cardeais
  • Pontos cardeais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!