POLÍTICAS E PROBLEMÁTICAS EDUCATIVAS NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA

985 palavras 4 páginas
POLÍTICAS E PROBLEMÁTICAS EDUCATIVAS
NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA
(código = 11027)
Abril - 2010
Tema 1 – Políticas Educativas e Contextos Sociológicos
NOME:
N.º de ESTUDANTE:
TURMA: 3
DATA:

1. Os conceitos de ‘mudança’ e ‘transformação’ estabelecem, entre si, uma relação linear ou circular? Porquê? (Escreva o máximo de 12 linhas).

Os conceitos de mudança e de transformação são circulares porque um implica o outro, isto é, só tem lugar a transformação quando se dá uma mudança em qualquer âmbito da vida do Homem. Segundo Hedberg (1981), a transformação dá-se quando existe um rompimento/cisão com situações passadas.
A mudança surge da necessidade de transformação e de inovação. Contudo, no meu entender, o que se pretende com a mudança é que esta seja entendida e, consequentemente, encaminhada/orientada de modo a ser proveitosa. Muitas vezes, ao um processo de mudança, planeada ou não, traz inovações e faz com que as pessoas se questionem. Pode, assim, alterar-lhes o comportamento e/ou as suas crenças, provocando sentimentos de medo, dúvida, ansiedade, confusão e fazendo com que se sintam oprimidas, inaptas, cautelosas e profundamente perturbadas. Tal facto tornaria necessário um bom líder que soubesse avaliar todos estes aspectos para apoiá-las nos processos de transformação e mudança.

2. Indique três exemplos de ‘mudanças’ e três exemplos de ‘transformações’ que sejam evidentes na sociedade contemporânea. (Escreva o máximo de 12 linhas).

Três exemplos de ‘mudança’seriam: as consequências da invenção do computador e da criação da Internet. Estas novas tecnologias implicaram a reestruturação dos sectores produtivos e organizacionais das empresas e fizeram com que muitas pessoas perdessem os seus postos de trabalho, contudo, criaram novos tipos de trabalho (por exemplo, o “Teleworking”). Seguidamente, a abertura das fronteiras da União Europeia: quer por mar quer por terra todos os cidadãos dos países membros têm livre-trânsito.

Relacionados

  • PERRENOUD Philippe
    58789 palavras | 236 páginas