políticas socias no Brasil, construção de direito e politicasocial do Brasil a partir do século xx

1882 palavras 8 páginas
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 8 REFERÊNCIAS 9
1 INTRODUÇÃO
“O que transformou o mundo não foi a utopia. Foi a necessidade” José Saramago

Falar de Políticas Sociais é falar de um assunto bastante complexo é fazer uma reflexão é percorrer vários caminhos; a política social nesta caminhada irá mostrar suas características, organização e gestão no desenvolvimento do capitalismo e das lutas sociais e profissionais. Essas políticas sócias no Brasil estão relacionadas diretamente as condições vivenciadas pelo país em nível econômico, políticos, e social, em outros momentos são vista como mecanismo de manutenção da força de trabalho e conquistas dos trabalhadores (Falleiros. 1991,p.8) acrescenta.
O Serviço Social é uma profissão responsável pela mediação entre Estado e classe de trabalhadoras, burguesia inserida na implantação e implementação das políticas sociais com o destino de enfrentar a ‘’ questão social” ( postorine,2007,p.16) também dar sua contribuição dizendo que: O serviço Social emergiu na metade do século xIx com o surgimento do pauperismo na Europa o ocidental e que ganha hoje novos contornos por parti do contexto formado pelo monopólio e pelo ideário Neo Liberal.

2 DESENVOLVIMENTO
Historicamente, o estudo das políticas sociais deve ser marcada pela necessidade de pensar, analisar e refletir sobre os avanços e conquistas da mesma; as políticas a partir de uma ótica de totalidade passa a ser entendida como fruto da dinâmica social mostrando diversos interesse e relação de forças surgindo como instrumento de legitimação e consolidação hegemônica que contraditoriamente são permeadas por conquistas das classes trabalhadora. Através destas citações é possível confirmar que: a política econômica e a política social estão relacionada intrinsecamente com a evolução do

Relacionados

  • Previdencia Social
    35003 palavras | 141 páginas