politicas sociaisdo serviçosocial

418 palavras 2 páginas
POLITICAS SOCIAS DO SERVIÇO SOCIAL

Politicas sociais são ações governamentais desenvolvidas em ujm conjunto por meio de açoes e programas que proporcionam garantir os direitos e condições dignas de todos, Politica social é a busca pelo esclarecimento da natureza e o papel do Estado, tomada como instancia onde se projeta a complexidade de interesse, com influência nos compromissos de politicas públicas configurando em cada conjuntura,
Entendemos por caracteristicas das politicas sociais brasileiras nas décadas entre 1960 e 1980 a reforma na Constituição brasileira de 1988 e alguns aspectos relevantes da Lu magna do país de 1988.
Foram criados alguns conceitos sobre POliticas Sociais, direitos sociais. Sendo assim ficou criado os direitos asquados voltados para a politica social.
Em 1966, a Unificação, uniformização e a centralização da previdencia social no instituto nacional da previdencia social (INPS) retiraram de vez os trabalhadores da gestão da previdenciasocial, que passa a ser tratada como questão tecnica e atuarial.
Em 1967, os acidentes de trabalho passam também para a gestão do INPS, apesar da contrariedade dos segurados privados . A cobertura previdenciaria também alcançou as empregadas domésticas em 1972, os jogadores de futebol e os autônomos em 1973, e os ambulantes em 1974 cria-se renda mensal vitalicia para os idosos pobres no valor de meio salário minimo para os que tivessem contribuido ao menos 1 ano para a previdência.
O ministério da providência e Assistência Social foi criado em 1974, incorporando o LBA, a função Nacional para o Bem estar do menor (FUNABEM, criada em em 1965) que substituiu o antigo SAM extinto em 1964.
Na década de 60 a 90, os profissionais queria romper com o conservadorismo, ele começa com outros questionamentos de outras disciplinas sociais, politicas e ecônomicas. o assistente social se une a outras politicas sociais para ajudar as instituições assistenciais.
Os assistentes sociais tinha muita barreira, e a

Relacionados

  • Serviço social
    2830 palavras | 12 páginas