Politicas publicas

Páginas: 3 (654 palavras) Publicado: 1 de fevereiro de 2015
Segundo Costa, a problemática da reforma do estado e da administração pública no Brasil é um acontecimento que acompanha o país há vários anos. A crise no estado segundo o autor é devido a uma sériede problemas de variada natureza: histórica, econômica, sociopolítica e cultural.
De forma singela, assinala-se que:
“na sociedade capitalista, Estado e mercado são as duas instituições centraisna alocação de recursos e na manutenção do equilíbrio econômico. Se um delas falha é inevitável que nos deparemos com uma crise.” (Costa, 2006:136).

Costa afirma que a crise econômica que o Brasilvem enfrentando ao longo do tempo é devida pela crise no Estado. A crise do Estado puramente crise fiscal. A crise fiscal vem acontecendo devido ao modelo econômico utilizado, políticas públicaspopulistas, na influência da administração burocrática, são ações que deviam solucionar a crise, mas pelo contrário está aumentando o problema. Alguns têm um considerável impacto no funcionamento doEstado, são eles: Patrimonialismo, Personalismo, Autoritarismo e Democracia, cidadania e direitos.
Contudo Costa retrata que uma reforma democrática do Estado deve ter o propósito primeiro de alterarprofundamente o padrão de suas relações com a sociedade, de forma a garantir, senão o bem-estar, pelo menos o estar dos cidadãos e superar os dilemas e a crise que o país está mergulhado.,Segundo Costa, a problemática da reforma do estado e da administração pública no Brasil é um acontecimento que acompanha o país há vários anos. A crise no estado segundo o autor é devido a uma série deproblemas de variada natureza: histórica, econômica, sociopolítica e cultural.
De forma singela, assinala-se que:
“na sociedade capitalista, Estado e mercado são as duas instituições centrais naalocação de recursos e na manutenção do equilíbrio econômico. Se um delas falha é inevitável que nos deparemos com uma crise.” (Costa, 2006:136).

Costa afirma que a crise econômica que o Brasil vem...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Políticas públicas
  • Política publicas
  • Politicas Publicas
  • Políticas públicas
  • Politica publica
  • Política pública
  • Politica publica
  • POLÍTICAS PÚBLICAS

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!