politica

Páginas: 3 (518 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
ões politicamente organizadas por leis próprias vivem sob a proteção do Estado. É com ele que se vai firmar o Contrato Social em defesa das pessoas e de seus bens, uma vez que, vivendo no estadonatural, os homens são os lobos deles mesmos. Por isso para garantir sua sobrevivência os homens decidem viver em sociedade, ou seja, sob a tutela do Estado, seu procurador.

Por outro lado, prevalecemtambém as sociedades tradicionais, cujo Estado e seus aparatos estão ausente. Nelas o poder central se traduz concretamente em proveito da coletividade, seguindo a população sua vontade própria edescartando a possibilidade de subversão. Dentro dessa perspectiva o poder maior é sempre servidor, nunca senhor da nação.


Seguindo esse contexto histórico do pensamento clássico, as sociedades sãoclassificadas segundo o pertencimento ou não ao Estado. Aquelas que o contem vivem à civilização, enquanto aquelas que não o elegeram estão fadadas ao atraso continuo e sem volta. Uma visãomecanicista e etnocêntrica que despreza o pensamento sócio-cultural da humanidade.


E dentro desse panorama, se questiona como anda a realidade brasileira. O prezado leitor acompanhe comigo.

Já nasegunda metade da década de 70 as relações entre estado e sociedade começam a tomar novos rumos dentro do circuito político. Os movimentos sociais através das associações de bairros, movimento em defesa damulher entre outros, entram em ação para exigir mais do governo em termos de participação e decisão. E nessa mesma vertente verificamos a movimentação entorno da famigerada “Diretas já”, onde seprecisava conquistar o direito de votar e escolher nossos governantes, de maneira que se esperava converter a realidade brasileira.

De forma ampla, toda essa mobilização resultou na constituição de1988 que em seu artigo 204 prevê a “participação da população por meio de organizações representativas na formulação de políticas e no controle de ações de todos os tipos” abrindo espaço para que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A politica e as politicas
  • Politica
  • politica
  • Politica
  • a politica
  • politica
  • Política
  • Politica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!