Politica social no Brasil e o serviço social

Páginas: 8 (1796 palavras) Publicado: 16 de maio de 2014



SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
serviço social semestre 4

ANDREA CERQUEIRA DOS SANTOS











POLÍTICA SOCIAL NO BRASIL E SERVIÇO SOCIAL



















RUY BARBOSA
2012






ANDREA CERQUEIRA DOS SANTOS

















POLÍTICA SOCIAL NO BRASIL E SERVIÇO SOCIALTrabalho apresentado ao Curso Serviço Social) da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas [Oficina de Formação de Instrumentalidade do Serviço Social, Políticas Sociaisl, Fundamentos Teóricos, metedológicos do Serviço SocialII].

Prof. Paulo Aragão.Amanda Bozza, Maria Lucinar Pereira,Clarice da Luz KernKamp





Ruy Barbosa
2012





SUMÁRIOIntrodução__________________________3

Desenvolvimento_____________________4

Conclusão___________________________5

Referências__________________________6


























Introdução
O Surgimento da política social no Brasil desenvolveu de forma bem diferente dos países de capitalismo central,onde o Brasil aos olhos dos capitalistas é visto comopaís de periferia ,pois o capitalismo foi introduzido no país dentro do contexto do estatuto colonial e só é impulsionado com a criação do estado nacional.Sob pressão da divisão do trabalho na direção da construção de uma nova sociedade nacional,foram decisivos processos como a ruptura com homogeneidade da aristocracia agrária,onde é marcado pela ausência de compromisso com os direitos docidadão por parte das elites econômico – político,fato que é fundamental para pensar a configuração da política social no Brasil.
(BEHRING,Elaine. Boschetti, Ivonete)
Diante desse contexto da política social ganha destaque maior na sua mediação entre as demandas de sócias e a intervenção governamental, como estratégia entre os conflitosclasses.
Segunda a Web aula de Políticas sociais Até 1930 não tínhamos, no Brasil, uma classe trabalhadora organizada como classe. Tínhamos trabalhadores de setores específicos de serviços que se organizavam para, coletivamente, criar mecanismos de proteção social. Tínhamos, também, a assistência social, que era desenvolvida por instituições religiosas e por pessoas da sociedade. A assistênciasocial, nesse período, não era uma política social, não tinha financiamento do Estado nem legislação específica
Os conservadores propunha o enfrentamento da “questão social” como caso de polícia.
No entanto , dentro da emergência de uma nova prática profissional, no período de 1961 a 1964, a questão social segundo Machade, está enraizada na contradição capital x trabalho e no cotidiano essacontradição vem com mais força entre o proletariado e a burguesia onde a exigir outros tipos de intervenção mais além da caridade e repressão.
No governo da ditadura militar há uma intervenção nos sindicatos e a extinção dos partidos políticos,onde os estudantes assumiram importante papel na luta contra o regime militar.E dentro desse contexto a política social tornou-se uma estratégia paraminimizaras conseqüências do capitalismo. Segundo o texto de,Rossetti,Boschetti, para a política social, este conjunto de tendências e contra tendências que constituem o capitalismo tardio traz consequência importantes.
Desenvolvimento
O percurso do serviço social no Brasil, no período de 1964 1985, configura uma intensa movimentação dos assistentes sociais que repercute profundamente nas trêsdimensões constitutivas da profissão,representadas pela dimensão política-organizativa, pela dimensão acadêmica e, talvez com menor intensidade,pela dimensão da intervenção profissional, no nível dos organismos da política social, das empresas privadas e dos movimentos sociais( SILVA,M., 2006.p.42)
Assim como a política social, o Serviço Social, traz em si uma profunda vinculação ao...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Serviço social e politica social no brasil
  • Serviço social e politica social no brasil
  • Serviço social e política social no brasil
  • Política social no brasil e serviço social
  • Serviço social e política social no brasil
  • serviço social e politica social no brasil
  • POLitica social NO BRASIL E SERVIÇO SOCIAL
  • Politica social no brasil e serviço social

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!