agricultura famliar

Páginas: 9 (2241 palavras) Publicado: 16 de maio de 2014
AGRICULTURA FAMILIAR E AGRONEGÓCIO


O Brasil passou por uma profunda transformação social e econômica a partir de 1930. A mudança foi influenciada pelo quadro de instabilidade econômica e financeira que o mundo enfrentou com a crise de 1929. O período que se inicia em 1930 é conhecido na historia como o do inicio de expansão da indústria moderna brasileira, sendo que em poucos anos seconsolidou um parque industrial respeitável.
A agricultura de base familiar tem sido para muitos trabalhadores a principal atividade geradora de trabalho, renda, alimentos e dignidade. Esse tipo de agricultura no Brasil é responsável por mais de 40 % do valor bruto da produção agropecuária e suas cadeias produtivas correspondem a 10,1% de todo o Produto Interno Bruto (PIB) do país.
No Brasil, aagricultura familiar reúne cerca de 4,2 milhões de estabelecimentos, enquanto na região Sul, de acordo com o relatório da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação e o Instituto de Colonização e Reforma Agrária (FAO/INCRA) (2000) existem 907.635 estabelecimentos, ocupando uma área de 19,4 milhões de hectares. Essa região, apesar de possuir somente 21,9% dos estabelecimentosfamiliares no Brasil e ocupar 18% da área total, é responsável por 47,3% do Valor Bruto da Produção da agricultura familiar brasileira.
No Brasil, a agricultura representa 84% dos estabelecimentos rurais e emprega 70% da mão-de-obra no campo. Cerca de 70% do feijão consumido pelo país vem desse tipo de produção rural e quase 40% do VBP Agropecuária são produzidos por agricultores familiares, assimcomo 84% da mandioca, 58% da produção de suínos, 54% da bovinocultura de leite, 49% do milho e 40% de aves e ovos, quase 70% do feijão.
Na produção de carne bovina, a pequena propriedade rural contribui com 62,3%; a média, com 26,4%; a grande propriedade, com 11,2%. A produção leiteira depende da pecuária familiar em 71,5%. O latifúndio produz apenas 1,9%. As médias respondem por 26,6%.
Oconceito de agricultura familiar é relativamente novo no Brasil. Denominada anteriormente de pequena produção, pequeno agricultor e o termo camponês, a agricultura familiar vem sobrevivendo fortemente aos grandes latifúndios, visto que é de suma importância para o desenvolvimento local, independente da região onde se encontra a propriedade e quais os tipos de produtos que nela são cultivados eproduzidos.
Para Wanderley (1999), a agricultura familiar se constitui na atualidade em um conceito genérico, que incorpora uma diversidade de situações específicas e particulares e na qual o campesinato corresponde a uma dessas formas particulares da agricultura familiar.
Em linhas gerais, os empreendimentos familiares têm duas características principais: eles são administrados pela própria família;e neles a família trabalha diretamente, com ou sem o auxílio de terceiros. A gestão é familiar e o trabalho é predominantemente familiar. Pode-se dizer que um estabelecimento familiar é, ao mesmo tempo, uma unidade de produção e de consumo; uma unidade de produção e de reprodução social.
Apesar de dados um pouco defasados, do ano de 1996, o estudo ainda são referencias para o contexto brasileiro:do total de 4.859.864 estabelecimentos rurais existentes no Brasil, (85,17%) são estabelecimentos familiares, que ocupam apenas 30,49% da área total e, utilizando 25,3 % dos financiamentos destinados à agricultura, respondem por 37,87% do Valor Bruto da Produção Agropecuária e concentram 7 de cada dez pessoas ocupadas no setor (INCRA/FAO, 2000)
Segundo Luiz Fernando Toscano (2003), baseado emdados do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) e o Fundo das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO), aproximadamente 85% do total de propriedades rurais do país pertencem a grupos familiares. São 13,8 milhões de pessoas que têm na atividade agrícola praticamente sua única alternativa de vida, em cerca de 4,1 milhões de estabelecimentos familiares, o que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Conflito Famliar
  • agricultura
  • Agricultura
  • agricultura
  • Agricultura
  • Agricultura
  • Agricultura
  • agricultura

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!