Politica social (fichamento)

Páginas: 10 (2313 palavras) Publicado: 28 de abril de 2013
Política Social

Capitalismo, liberalismo e origens da política social

Não se pode indicar com precisão um período especifico de surgimento das primeiras iniciativas reconhecíveis de política social, pois, como processo social, elas se gestaram na confluência dos movimentos de ascensão do capitalismo com a Revolução Industrial, das lutas de classes e do desenvolvimento da intervençãoestatal. (Pg. 47)

Lei Speenhamland, ela estabelecia o pagamento de um abono financeiro, em complementação aos salários, cujo valor se baseava no preço do pão. Garantia assistência social a empregados ou desempregados que recebessem abaixo de determinado rendimento, e exigia como contra partida a fixação do trabalhador, pois proibia a mobilidade geográfica da mão de obra. Assegurava aos trabalhadorespobres uma renda mínima independentes de seus proventos. A lei Speenhamland, permitia ao trabalhador minimamente ‘negocia’ o valor de sua força de trabalho, impondo limites ao mercado de trabalho competitivo que se estabelecia. (Pg. 49)

A “descoberta” do trabalho livre como produto de valor de troca e sua potencialidade na e para a acumulação capitalista, precisou o significado do trabalho paraas relações sociais. Na sociedade capitalista burguesa, o trabalho perde seu sentido como processo de humanização, sendo incorporado como atividade natural de produção de para troca, independente do seu contexto histórico. No capitalismo, ao ser tratada como mercadoria, a força de trabalho possui duplo caráter: ser produtora de valor e de uso e valor de troca, ou como explicita Marx “ todotrabalho é, de um lado, dispêndio de força humana de trabalho, no sentido fisiológico, e, nessa qualidade trabalho humano igual ou abstrato, cria valor de mercadorias. (Pg. 50)

As relações capitalistas constituem relações de produção de valores de troca para acumulação de capital, através da expropriação da mais-valia adicionada ao valor do trabalho livre, condição da produção capitalista e razãopelo qual se provoca a separação entre a força de trabalho e a propriedade dos meios de produção. O trabalho, como criador de valores de uso, como trabalho útil, é indispensável à existência do homem. (Pg. 51)

Questão Social e Política Social

As expressões multifacetadas da questão social no capitalismo, cujo fundamento se encontra nas relações de exploração do capitalismo com o trabalho. Aquestão social se expressa em suas relações e, por outro lado, os sujeitos históricos engendram formas de seu enfrentamento. Vale destacar que, que quando se fala em produção das relações sociais inscritas num momento histórico, sendo a questão social uma inflexão desse processo, trata-se da produção e reprodução, movimentos inseparáveis na totalidade concreta de condições de vida, de cultura e deprodução de riqueza. Vale lembrar que está na base do trabalho teórico presente na critica da economia política empreendida por Marx, com a colaboração de Engels, a perspectiva de desvelar a gênese da desigualdade social no capitalismo, tendo em vista instrumentalizar sujeitos políticos tendo a frente o movimento operário para sua superação. (Pg. 52)

Outro aspecto aqui é que a lei do valor nãotrata apenas da produção de mercadorias na sua dimensão econômica. Se o processo de produção articula a valorização do capital ao processo de trabalho, ou seja, se o trabalho é elemento decisivo que transfere e cria valor, então tal caso se refere sobre tudo a produção e reprodução de indivíduos, classes sociais e relações sociais: a política e a luta de classes são elementos internos a leis dovalor e a compreensão da questão social. (Pg. 53)

A segunda metade do século XIX, a força de trabalho reagia a exploração extenuante, fundada na mais-valia absoluta, com extensão do tempo de trabalho, e também a exploração do trabalho de crianças, mulheres e idosos. A luta dos trabalhadores com greve e manifestações em torno da jornada de trabalho e também sobre o valor da força de trabalho. Os...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fichamento de Politica Social I
  • Fichamento Políticas Sociais no Brasil
  • fichamento a Politica Social no Capitalismo Tardio
  • Fichamento Política social – fundamentos e historia
  • fichamento cap III Fundamentos Políticas Sociais
  • Fichamento política
  • O que é política
  • Fichamento

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!