11245689124

Páginas: 3 (671 palavras) Publicado: 28 de abril de 2013
Portfólio Psicologia da Educação
Curso: Pedagogia
Nome: Alessandra Machado Martins
Código: 1254266 Data: 27/04/2013
A importância do brincar para o desenvolvimento e aaprendizagem
A chegada ao mundo é o primeiro desafio à criança. As descobertas do dia a dia e a forma como ela viverá. Correr, pular corda, dançar, fingir ser um super-herói ou o viajante e rabiscar comlápis coloridos é comum no cotidiano de uma criança. Quando duas ou mais se juntam, as brincadeiras fluem espontaneamente e a interação ocorre sem problemas. Por isso, na creche e na pré-escola,momentos como esses devem ser valorizados como também incorporados à rotina de forma sistemática. Somente um planejamento detalhado da rotina fará com que a Educação Infantil atinja os seus objetivos. 
Abrincadeira é a ponte que possibilita às crianças a ligação do real com o imaginário, ampliando e a aproximando o seu contato com o ambiente. Ao brincar, as crianças aprendem e ainda conseguem seapropriar de situações da vida cotidiana, criando, recriando, reinventado e transformando a realidade. Através da brincadeira a criança é capaz de modificar a realidade e dar-lhe um novo sentido passandoa adquirir um novo significado. Brincar é uma necessidade da criança, uma maneira de interagir com o meio em que vive.
Garantir esse espaço à criança a fim de que a mesma possa ampliar seus caminhose o campo das descobertas, a brincadeira passa por três etapas: imaginação, imitação e a regra. Toda situação imaginária traz em si regras de comportamento, ao desempenhar papéis sócios, como:dentista, professor, médico, no qual a criança através da imitação se esforça para ser igual. Esse esforço permite que a mesma atue em um nível superior ao que se encontra.
Ao brincar a criança compreendeme resolvem problemas, levantam hipóteses, vivenciam papéis, confrontam opiniões contrárias as suas, vivenciam conflitos, aprendem a cooperar, resolver, solucionar, compartilhar, compreender regras e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!