POlitica Salarial

Páginas: 6 (1294 palavras) Publicado: 22 de novembro de 2013
1. Introdução:
Os recursos humanos da empresa precisam ser tão bem administrados como qualquer outro recurso, a fim de torná-los mais produtivos para que possam atingir os objetivos da empresa e conseguir um bom resultado.
Chiavenato (1999) sugere algumas políticas e práticas essenciais para a gestão do trabalho das pessoas, como analisar e descrever os cargos, e gerenciar cargos e salários. Apartir desse conceito, entendemos que o Plano de Cargos e Salários se torna uma ferramenta importante nas organizações. Inclusive pode se tornar um diferencial competitivo dentro da empresa, sendo um fator motivacional para os colaboradores.
O Plano de cargos e salários é criado pela área de Recursos Humanos e tem como propósito estabelecer as diretrizes e procedimentos que visam estabelecer asestruturas de cargos e salários compatíveis com a responsabilidade exigida para cada cargo e funções desempenhadas, conforme as qualificações dos profissionais, e a recompensa pelo realização do trabalho.
Dentro desse conceito de Plano de Cargos e Salários, encontramos a Politica Salarial, que é definida por Chiavenato (2003, p. 84) como “o conjunto dos princípios e diretrizes que refletem aorientação e a filosofia da organização, no que tange aos assuntos de remuneração de seus empregados”.
A política salarial é a estratégia que empresa utiliza para pagar os salários e conceder promoções e gratificações aos seus funcionários. Normalmente consiste numa tabela escalonada em que os colaboradores são recompensados com base no desempenho ou mesmo por tempo de trabalho, o que significaaumento no salário e cargo.
Por fim, a política salarial tem por objetivo reconhecer o desempenho e a capacitação profissional de seus colaboradores.

















Política Salarial:
A política salarial da empresa reflete a filosofia da empresa, deve ser criada de acordo com o sindicato da classe e com determinações do governo. A política deve ser adequada, incentivadora,balanceada, segura, equitativa, justa e eficaz quanto aos custos.
Silva (2002) afirma que as diretrizes que guiam o subsistema de remuneração são o equilíbrio interno e externo. O primeiro se dá através das avaliação dos salários praticados entre os cargos da mesma organização.
Já o equilíbrio externo propõe que seja avaliado o salário praticado pelo mercado, para cargos semelhantes. É indicadoque se faça uma pesquisa entre empresas do mesmo segmento, para garantir a compatibilidade entre os salários oferecidos pela empresa e os salários pagos no mercado. Segundo Pontes (2005), o ideal é que a pesquisa seja aplicada em pelo menos 10 empresas concorrentes.
Também é importante que seja avaliado os resultados e desempenho da empresa, para que haja equilíbrio orçamentário.
A políticasalarial pode ser considerado como o conjunto de decisões organizacionais  relacionados com a remuneração e benefícios concedidos aos funcionários. E seu principal objetivo é definir uma política de recompensas que seja equilibrada tanto para a empresa quanto para o colaborador. 
Outra estratégia importante abordada na política salarial é a melhoria no clima organizacional que influência diretamente nocomportamento das pessoas, a fim de que elas se dediquem ao máximo para alcançar os objetivos estabelecidos pela empresa de reconhecimento e consequentemente promoção, e também para que seja reduzido o número de absenteísmo.
A politica salarial deve definir os critérios para salário de admissão, promoções horizontais e verticais, reclassificação de cargos, aumentos salariais, reajustesautomáticos etc.
Os reajustes salariais acontecem mediante mudanças na conjuntura econômica do país, seguindo índices legais. Esses índices devem ser aplicados totalmente sobre os salários dos funcionários admitidos até o dia anterior à data do reajuste, podendo a empresa fixá-los acima das determinações legais.
A promoção vertical deve-se dar quando o funcionário passar a ocupar um cargo classificado...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Politica salarial
  • Politica Salarial
  • Política Salarial
  • POLITICAS SALARIAIS
  • POLÍTICA SALARIAL
  • politica salarial
  • Politica salarial o desafio
  • Remuneração e politica salarial

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!