Politica de assistência a criança e adolescente

Páginas: 5 (1188 palavras) Publicado: 16 de outubro de 2012
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
serviço social



Processo de construção das politicas socias de atenção a criança e adolescente.

CRUZEIRO DO SUL/AC
2012



PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DAS POLITICAS SOCIAIS DE ATENÇÃO A CRIANÇA E ADOLESCENTES.

Trabalho apresentado ao Curso DE Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Direito legislação eSocial, Trabalho profissional I, Politicas Sociais II e Planejamento Social.

Prof. Edna Braun, Josan Batistui, Rodrigo Eduardo Zambon e Grasieli Aliano.

CRUZEIRO DO SUL/AC
2012

Foi sobre casos tão violentos e cruéis que se viu a grande necessidade que se tinha de que fossem criadas leis que assistissem e viessem a amparar e defender as crianças e adolescentes que sofrem abusos não somentesexual, mas todo e qualquer tipo de violência contra a criança e adolescente tornando este um crime que tem que ser punido, cumprindo a pena cabível ao agressor, mesmo que isto não repare o dano causado, e não traga de maneira alguma a alegria e a autoestima da criança ou adolescente vitimado. O Estatuto da Criança e do Adolescente ECA, Lei n° 8.069, de 13 de julho de 1990, que dispõe sobre a proteçãointegral à criança e ao adolescente, estabelece que crianças e adolescentes são considerados sujeitos de direitos, que vivenciam condições especiais e particulares, cujo desenvolvimento físico, mental, moral e social deve ser garantido em condições de liberdade e de dignidade.
Criança é símbolo de alegria, de diversão e acima de tudo de esperança, pois está em suas mãos nosso futuro. Elas são assementes que germinaram e darão seus frutos mais tarde para a sociedade. Por isso se faz tão importante à necessidade de cuidar bem e de proteger agora aqueles que futuramente cuidaram de nós e de nosso país.
Está em nossas mãos oferecer hoje as crianças e adolescentes o nosso melhor, dando a elas os cuidados precisos e oferecer a elas o carinho e o apoio que toda criança merece como o amor dospais, da família, um lar, educação, saúde, pois esse é um dos inúmeros pontos citados no ECA.

É de suma importância que a criança e o adolescente cresçam envoltos da família, pois é no seio da família, onde membros pertencentes a ela aprendem a arte de conviver, ter união, controlar sentimentos impulsionais, a obedecer e a liderar, onde ter responsabilidades e compromissos, são açõesextremamente importantes para que possa haver organização, sem que venham a ser gerados conflitos, o que pode acarretar em problemas de ordem social. Pois mesmo que o problema aconteça no meio familiar, implica de várias maneiras na sociedade, na qual esta família pode estar inserida, pois a entidade familiar se constitui como um órgão muito importante na formação do caráter social das pessoas, ela não ésomente responsável pelos cuidados afetivos, mas também interage na construção do caráter moral e social dos seus membros enquanto Cidadãos.
O artigo abaixo é bastante claro quanto à importância da família. Art. 227. É dever da família, da sociedade e do estado assegurar á criança e ao adolescente, com absoluta prioridade, o direito á vida, á saúde, á alimentação, á educação, ao lazer, àprofissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de coloca-los a salvo de toda forma de negligencia, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão, (ECA).
Contudo não é isso o que se ver em muitos casos em nossa sociedade, infelizmente não obstante vemos inúmeras crianças expostas a caso de vulnerabilidade e risco social,comprometendo assim o seu desenvolvimento e a formação de seu caráter e personalidade. A exploração do trabalho é uma violação de direitos de crianças e adolescentes que se az um problema muito comum no Brasil há séculos, especialmente sustentada por uma concepção cultural que valoriza o trabalho como uma forma de educar e construir valores desde a infância. Prevalece a noção de que crianças que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • OS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE NA POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL EM PIRACICABA: A FAMÍLIA COMO UM...
  • Politicas de Proteção a criança e ao adolescente
  • Politica da Proteção da Criança e adolescente
  • Política de atenção a criança e ao adolescente
  • politicas de proteçao as criancas e do adolescente
  • politica de proteção as crianças e adolescentes
  • Politica da criança e adolescente
  • Construçao da politica da criança e o adolescente

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!