Politica brasileira

Páginas: 14 (3273 palavras) Publicado: 26 de maio de 2014
INTRODUÇÃO
 
FERREIRA (1998-213), a elucidação mais clássica e aceita a respeito das enzimas é que estas são catalisadores biológicos de alta especificidade.
As enzimas são notáveis constituintes do metabolismo de todos os seres vivos que têm a habilidade de impulsionar e acelerar as reações químicas.
Microorganismos ou substâncias com essa propriedade já eram utilizados por povos antigospara transformar alimentos, como fermentar uvas e fazer o vinho, ou modificar o leite e produzir queijo, por exemplo.
Depois que os pesquisadores desvendaram o comportamento das enzimas, estas passaram a ser cada vez mais empregadas com diversificadas finalidades.
Atualmente, essas proteínas extraordinárias são úteis inclusive na indústria não apenas na área de alimentos, mas em muitos outrossetores.
 
OBJETIVO  
Retratar a aplicação das enzimas na indústria alimentícia. 











DESENVOLVIMENTO
DEFINIÇÃO: ENZIMAS
Existem nas células vivas substâncias catalisadoras que se difere dos catalisadores inorgânicos (capazes de alterar a velocidade de uma reação química sem serem modificados), pelo fato de serem muito mais complexas formadas pelo organismo vivo. Estas sãodenominadas enzimas, definidas de modo geral como substâncias orgânicas formadas no interior das células, porém com capacidade de agir também fora delas.
As enzimas são proteínas produzidas por todos os seres vivos, com capacidade de acelerar e catalisar biologicamente reações químicas de maneira seletiva. Executa um papel amplamente atuante no processo essencial da vida como digestão, respiração,metabolismo e manutenção de tecidos.
As enzimas agem em condições moderadamente variáveis, tornando-as assim catalisadores ideais para utilização na tecnologia de alimentos, onde o fabricante pode almejar modificar seletivamente as matérias-primas alimentícias sem destruir os nutrientes essenciais.
No âmbito químico, as enzimas possuem uma estrutura química especial, contendo um centro ativodenominado apoenzima e um grupo não proteico – coenzima. Dependendo do tipo de ligação, o grupo prostético pode ser separado da proteína por métodos como a diálise. Enzimas são substâncias sólidas difíceis de serem cristalizadas devido à complexidade de suas estruturas. Porém há exceções, como as que são solúveis em água, álcool diluído, na presença de solução são precipitadas pela adição de sulfatode amônio, álcool ou ATA (Ácido Tricloroacético). E pode também ter a inativação de suas atividades quando submetidas à presença de calor.
Classificação das enzimas
As enzimas não classificadas em seis principais classes. Cada classe é subdividida em subclasses conforme a sua utilização.
Suas reações químicas processadas no organismo são diferentes uma das outras, por isso são catalisadas porenzimas diferentes ,necessidade essa que partiu como base para sua classificação.
CLASSE 1
Oxidoredutases
Oxidoredutases são enzimas relacionadas com a reação de óxido-redução em sistemas biológicos, como os processos de respiração e fermentação.
Subclasse mais utilizada- Desidrogenases, Mono e Dioxigenases, Peroxidases.
CLASSE 2
Transferases
Transferases, como o nome já indica são enzimasque catalisam, atuam na transferência de um grupo de composto para o outro.
Subclasse mais utilizada- Quinases.
CLASSE 3
Hidrolases
Hidrolases, incluem enzimas de baixa especificidade, como esterases e tioesterases que hidrolizam um grande número de ésteres e tio ésteres, porém em velocidades diferentes.
Subclasse mais utilizada- Esterases, Lipases, Amidases (proteases e acilases), Fosfatasese Epóxido hidrolase.
CLASSE 4
Liases
Liases, tem a capacidade de modificar o substrato, dividindo compostos ou removendo grupos da molécula de substrato.
Subclasse mais utilizada- Carloxiliases, Amônia-Liases, Hidroliases.
CLASSE 5
Isomerases
Isomerases catalisam reações e isomerização (transformando seu composto em isômero).
Subclasse mais utilizada- Racemases, Epimerases.
CLASSE 6...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Política brasileira
  • politicas brasileiras
  • politica brasileira
  • politica brasileira
  • Politica brasileira
  • Política Brasileira
  • politica brasileira
  • Politica Brasileira

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!